Dezembro 15, 2007

Atchim

EI - Profa Lilian e equipe

Com grande satisfação recebemos este ano o pessoal da creche Atchim, para um evento de encerramento do ano letivo.
Com muitas crianças e familiares, foi uma festa e tanto.
As crianças apresentaram danças e cantigas, finalizando com um ato natalício.
No semblante de pais e familiares via-se muito claramente alegria e satisfação por mais uma etapa cumprida.
Tudo muito organizado e bonito. Parabéns a todos!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 10, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

E o ano foi indo, indo e acabou...
Muitas coisas foram aprendidas aqui no Campus, experimentos foram realizados comprovando os conhecimentos adquiridos no colégio.
Mas, ano que vem, estaremos aqui novamente, sempre com alguma coisa nova.
Até lá, pessoal!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 08, 2007

Batutinhas

EI - Prof Bruno - Capoeira

Que legal, pelo 2º ano consecutivo, o pessoal do Batutinhas, da Capoeira, vem realizar sua atividade de encerramento do ano aqui conosco.
E, mais uma vez, foi muito legal.
Apesar de pequenos, os capoeiristas deram um show!
Após as apresentações, uma mesa de frutas para fechar o evento.
Bacana!

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 03, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

De vez em quando, as crianças propõem a atividade do dia.
Isso é muito interessante, pois sinaliza o que de fato esse ambiente representa para elas.
Final de ano, dever cumprido, nessa visita as crianças foram atrás dos coelhos e galinhas e se divertiram com muita naturalidade, sem nenhum espírito destrutivo, resultado de um contato bem efetivo com a natureza e seus valores.
Uma verdadeira brincadeira de criança, como nos velhos tempos.

"Assim pode!!"

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 28, 2007

Jardim Botânico Ed Infantil

EI - Andrea e Karin

Sempre é muito legal receber o pessoal da Jardim Botânico.
E nessa visita, eles vieram com um objetivo muito importante: fazer um mosaico de azulejos para a escada da pracinha que, juntamente com crianças de outras escolas da região, estão "reformando".

Inicialmente, uma visita aos espaços do Campus. Tartarugas (jabutis), patos, galos e galinhas, mais tartarugas (dessa vez cágados), coelhos. Alimentaram os bichos, que parecem perceber que movimento de crianças significa comida (e é isso mesmo!).

Na horta, semearam algumas verduras na sementeira, mexeram na terra dos canteiros, regaram as hortaliças e foram para o minhocário.
Lá, a curiosidade das crianças com as minhocas contrastava com o afastamento das professoras e auxiliares. O que é isso, gente. As minhocas só são geladinhas (eca!). A bem da verdade, a salvação foi a Karin (veja na foto). Viva ela!!!

Depois do lanche, foram para o Studio, onde viram um vaso sendo feito pelo professor de torno, desde uma bola de argila até sua forma final.
Em seguida, a atividade principal: os azulejos. Com pincéis na mão e muita criatividade, lançaram-se ao trabalho.
Após a queima, os azulejos irão para a pracinha embelezar a escada.
Parabéns, pessoal!!!

 

E ficaram muito bonitos lá. Você já viu de perto?

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 26, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

As observações feitas pelas crianças na natureza são sempre muito significativas para elas.
E isso se traduz nos trabalhos que realizam, como mostram os desenhos feitos nesta atividade.
E é facilmente perceptível a diferença entre crianças que têm a oportunidade de vivenciar o contato com a natureza e retratá-lo e aquelas que só ouvem falar.
Ponto para as escolas que têm essa visão!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 22, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profa Crisitina

E aí estão eles novamente.
Nessa visita, já que se aproxima o final do ano, os animais foram privilegiados com a atenção exclusiva das crianças.
E parece que as tartarugas (na verdade, cágados) gostam...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 01, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profa Crisitina

Como sempre, a turminha da Educação Infantil do CRJ vem nos visitar e "verificar como estão os animais e as plantinhas".
Nessa idade, é muito significativa a relação com o meio ambiente. E temos que aproveitar esse momento para "semear" conceitos e valores, que são muito bem recebidos pelos pequenos.
Valeu, turma!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 29, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Aprender bricando é sempre mais fácil, certo? Pois a atividade de hoje teve como suporte uma...
Gincana! E o pessoal do grupo 3 topou o desafio e foram todos coletar os mais diversos tipos de folha encontrados no Campus (caídas no chão, certamente).
No final, todos mostraram as folhas encontradas e puderam ver quantos tipos diferentes existem por aqui: arredondadas, pontudas, lisas, ásperas, grandes, pequenas, finas, grossas.....
E isso é só o início.
Até semana que vem!!

 
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 22, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

A atividade da Reciclagem da semana passada, para um dos grupos, agora foi realizada para o outro, o grupo 2.
Assim, os "lixos" (garrafa pet, pano, isopor, sacola plástica, jornal, papel e outros) foram espalhados na trilha pequena, para dar um "ar" mais "real".
Após a coleta desses materiais, os alunos foram para o quioscão e fizeram uma avaliação do tempo que cada um dos "lixos" encontrados demora para se decompor e, também, o que se poderia fazer para solucionar esta questão do lixo.
Encerrando o dia, colheram algumas folhas de almeirão na horta para alimentar patos, galinhas e coelhos.

Até semana que vem!!

 
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 18, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profa Crisitina

Uma atividade muito legal feita com o pessoal do Integral foi adaptada para a turminha da Ed Infantil, no tema Reciclagem.
Materiais diversos, a princípio inservíveis, foram colocados espalhados na área do minhocário, da composteira e do pomar. Tinha tiras de pano, pedaços de isopor, garrafas PET, sacolas plásticas de supermercados, jornais, pedaços de papel etc.
As crianças foram divididas em três grupos para descobrir, avaliar e coletar o "lixo" aproveitável para reciclagem.
Foi muito legal ver o desenvolvimento da atividade e gratificante ver como eles levaram a sério. Bacana!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 26, 27 e 28, 2007 e

Outubro 05, 2007

Colégio Santo Inácio / Dinâmica Natural

EF I - 1º ano - turmas 13 e 18, 12 e 15, 11 e 17 e 14 e 16
Profs Adhemar, Catarina e Jean

Primeira visita também do Sto Inácio, que legal!!
Nestas visitas, a criançada contou com o trabalho da equipe da Dinâmica Natural.
E os quatro dias foram muito proveitosos. Todas as turmas puderam trabalhar os mesmos conteúdos, que iam desde os animais que habitam o Campus a compostagem.
Como foi a primeira visita, percebia-se nas crianças a euforia pela nova experiência, ao mesmo tempo em que se observava o interesse pelos assuntos e as anotações. Tudo era motivo de curiosidade. Ponto para todos!
Nas fotos a seguir, registros de alguns desses momentos.

Foi muito bom recebê-los! Voltem sempre!!!

turmas 13 e 18

turmas 12 e 15

turmas 11 e 17

turmas 14 e 16

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 24, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Tema da visita de hoje: a importante Reciclagem. E nada melhor do que "misturar" aprendizado com brincadeira....
Assim, foram colocados vários exemplares de "lixos", como garrafas PET, panos, isopor, sacolas plásticas, jornais, papéis e outros espalhados pelo minhocário, composteira, pomar e arredores.
E a turma fez bonito, como sempre!!!!

E os pequenos "arrasaram" na horta. Escolheram as sementes, prepararam a terra, plantaram direitinho. Não são só os grandes que fazem bonito...

 
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 21, 2007

Centro Educacional Espaço Integrado - CEI

EI - Profas Maria Paula, Renata, Natália, Janaina,
Luciana e Juliana

Primeira visita do CEI, que legal!!
E a criançada da Ed Infantil, turnos da manhã e da tarde, veio para uma atividade muito bacana: uma visita a um estúdio de cerâmica.
Argila todas as crianças conhecem, massinha plástica também, mas elas vieram ver como é que um "adulto" faz arte.
E viram muita coisa: peças grandes e pequenas, pratos, jarras, estatuetas, esculturas de argila, de resina, de bronze, peças de vidro fundido ..., ufa, quanta coisa!
Viram o forno que faz a peça de argila endurecer e não se desmanchar, o mesmo forno que "pinta" as peças com esmalte. Viram, também, como são feitos os vasos e jarras: no torno. Viram até uma pequena jarra e um cinzeiro sendo feitos, na hora. Viram, ainda, os fornos de Raku, uma técnica oriental de queima e decoração de peças utilitárias. E eles estavam estudando os chineses... legal!
Depois dessa primeira parte da visita, o esperado lanche, no quioscão, pois afinal ninguém é de ferro.
Após o lanche, ação! Todos botaram a mão na massa (inclusive as professoras...) e fizeram cobrinhas, bolinhas, plaquinhas (todas técnicas de construção de peças!), finalizando com um trabalho livre, para levarem para a feira da escola. Teve gente grande fazendo peças muito bonitas, também.
Depois, com o tempo restante, aproveitaram para conhecer algumas áreas do Campus, como o lago dos patos e cágados, o galinheiro e o cuniário, onde se divertiram muito alimentando patos, galinhas e... os coelhinhos que nasceram há pouco tempo. As crianças ficaram eufóricas!!
Voltem sempre!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 20, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria

Na visita de hoje, o pessoal da Ed Infantil trabalhou o Plantio de Sementes de Cenoura.
É, e isso vai ser duplamente importante: as crianças vão ver como as sementes vão germinar na terra adubada que eles prepararam na composteira, com material trazido por eles mesmos há algum tempo. Importante, também, para o montão de coelhinhos que nasceram aqui no Campus.
Falando nisso, alguém quer um coelhinho? De graça!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 17, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

A fixação de um conceito é uma coisa muito importante, porque é a partir desse entendimento que qualquer pessoa constrói algo. E, em especial, para as crianças, é fundamental que se retorne, volta e meia, a um tema. Dessa vez, Reciclagem.
Os alunos do grupo 3 trabalharam com reciclagem de caixa de leite, de latinha de refrigerante, de garrafa PET, de tampinha de garrafas, de cascas de frutas, de pano e papel.
Foram criados cartazes num mural com diversos itens e seu tempo de decomposição na natureza. Em seguida, houve um debate sobre como evitar que esses objetos, como plástico, por exemplo, não retornem para a reciclagem, chegando às nossas florestas

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 10, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

A floresta sempre deixa as crianças (e também alguns adultos...) um pouco, vamos dizer, "desconfortáveis". Sempre há um receio do desconhecido, do "escondido".
Pois o melhor que se pode fazer para perder o medo sem perder o respeito é...

Descobrir a floresta!
E os alunos do grupo 2 foram, com coragem, pesquisar na trilha insetos, aranhas, folhas caídas, sementes, flores e lagartas, com ajuda da lupa estereoscópica. E é um espetáculo o que se vê através desse instrumento ótico. Há um outro "mundo" no nosso, que não percebemos devido ao seu tamanho, com imagens lindíssimas, seja de um fungo, de uma traça, da estrutura de uma folha ou flor...
Ao final dessa "aventura", todos fizeram um relatório para registrar o que observaram na lupa.
E, é claro, não poderiam deixar de observar o crescimento do pé de abóbora..... Você já sabe porque, né?

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 06, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria

Seguindo o trabalho que o pessoal da Cantinho do Rio, responsável pelos serviços de Cantina e Refeitório do CRJ, hoje a atividade foi: "Bolo de laranja".
Com a ajuda da nuticionista da CR, o pessoal fez um bolo de laranja com casca. Sim, com casca! E ficou uma delícia.
Depois disso, aproveitaram a geração de material orgânico excedente e foram para a composteira, onde colocaram esse material e observaram o estado de decomposição do material que lá já estava há algum tempo.
Depois, sempre "cúmplices" dos patos, galinhas e coelhos, pegaram folhas de almeirão na horta para eles (que já ficam esperando desde que vêem as crianças subindo para a horta...).
Como de costume, aproveitaram o tempo restante para brincar um pouco no parquinho.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 03, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Reciclagem é um tema sempre oportuno, até porque sempre tem gente que é interessada no assunto ou mesmo que não o conhece direito. Assim o tema da atividade de hoje foi "Reciclagem de papel".
Todos prepararam o papel picando-o e utilizando um liquidificador para triturar os pedacinhos, facilitando a homogeneização da massa.
Depois, colocaram nas telas para a secagem e formação da folha. Semana que vem já poderão usar sua folha reciclada. Legal!
E vocês se lembram da abóbora para o Halloween? Pois todos estão acompanhando seu crescimento só pensando na festa.

E, para encerrar o dia, uma caminhada pelo bosque, onde sempre tem alguma coisa nova para observar e aprender...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 27, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

O grupo 3, hoje, trabalhou o tema Aquecimento Global, como o grupo 2 na semana passada.
É muito interessante e gratificante ver como, mesmo em momentos distintos, a reação das crianças é muito parecida. Ponto para elas!
Aproveitando o momento, com o auxílio de lupas de mão, foram observar exemplares de mariposa, besouro e cigarra, analisando-os e descrevendo-os fisicamente.
Ah, não podíamos esquecer: foram à horta para acompanhar o crescimento das abóboras que serão usadas na festa de Halloween. Já havia floração! Vamos ver semana que vem...

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 23, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria

Hoje, a turminha da Ed Infantil participou de uma atividade diferente e muito legal.
O pessoal da Cantinho do Rio, que fornece lanches e refeições no CRJ, veio trabalhar junto com as professoras.
A atividade? Fazer um bolo de cascas de banana para o lanche!
Pode parecer estranho, mas as cascas de legumes, verduras e frutas têm também muitos nutrientes importantes para nós. Entretanto, em virtude da utilização de agrotóxicos na agricultura, sempre é importante lavá-las bem.
A nutricionista falou sobre as características nutritivas da banana e todos foram ao trabalho.
Tivemos a oportunidade de provar o bolo: APROVADO!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 20, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

O Aquecimento Global é um tema que, por mais que seja revisto, é fundamental nos dias de hoje para os dias de amanhã e deve ser revisto quantas vezes for necessário para dar a relevância necessária, enquanto há tempo.
Assim, as crianças do grupo 2 do Período Integral trabalharam, a partir de uma notícia no jornal, sobre este tema.
Eles debateram muito a respeito do assunto e, depois, escreveram no quadro negro as causas e as soluções para esse problema.
É muito interessante ver como, pelas crianças, esse assunto é tratado com mais, muito mais seriedade...
Ao final da atividade, as crianças não esquecem de alimentar os patos. E eles, já acostumados, já ficam esperando. Muito legal!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 13, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Pesquisa é uma coisa fascinante. Seja lá em que área for, é uma execelente forma de trabalhar a concentração, os sentidos, exercitar a memória, aprender "na prática".
Em nossa área, " de quebra" temos a oportunidade de vivenciar as maravilhas da natureza, na sua diversidade incrível, nos exemplares encontrados, desde simples "galhinhos" caídos no chão, folhinhas secas, sementes, pedrinhas, formigas, aranhas, musgos, liquens, árvores, pássaros, minhocas e por aí vai.

Pois então, hoje todos foram .... Pesquisar na Floresta. Uau!!!

Com ajuda da lupa de mão os alunos do grupo 1 adentraram a trilha do bosque e observaram tudo que puderam: árvores, pássaros, formigas, folhas caídas no chão...

A cada coisa encontrada, todos vinham ver do que se tratava. Um sucesso.

Ao final da atividade, usando massinhas, modelaram o que eles mais gostaram de ver na trilha.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 09, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria


E estamos aqui novamente com a turminha da Ed Infantil e CA (agora 1º ano). Qual o tema? Composteira.

Para quem não sabe, os resíduos orgânicos do preparo de nossas refeições (cascas de legumes, frutas, de ovos, folhas não aproveitadas e, também, restos da comida já preparada), passando por um processo de médio prazo em local apropriado se transforma em excelente adubo natural (orgânico) para as plantas e para as minhocas.

Na lixeira de nossas casas e nos lixões, o cheiro desse material em início de decomposição é bem desagradável, mas como as composteiras ficam ao ar livre, não há nenhum (nenhum mesmo!) cheiro.

Outros materiais orgânicos (carnes, queijos entre outros) podem fazer parte do processo de compostagem, mas aqui no Campus, em virtude do trabalho realizado e do objetivo a ser atingido, selecionamos apenas os elementos citados acima para evitar que animais aqui da floresta (gambás, oriços-caixeiros e outros) venham a se alimentar na composteira.

Assim, os alunos das professoras Cristina e Valéria trouxeram de casa cascas de frutas e legumes para preparar e acompanhar a reciclagem dessas matérias orgânicas na composteira.

O processo completo leva de 60 a 90 dias para a completa transformação.

Estaremos esperando, ansiosos!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 09, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Como toda essa turminha é do Integral e da Imersão em Inglês, visando a festa do Halloween na escola realizamos uma atividade que certamente será sempre lembrada, dentro do tema Plantio de Sementes.

Os alunos plantaram sementes de abóbora moranga no canteiro do Integral para acompanhar o desenvolvimento do vegetal e, quando da época da colheita, usá-la na festa de Halloween.

Grande idéia, não?


---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 02, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Cada vez mais aumenta a consciência de todos quanto ao uso da medicina natural. Afinal, tudo começou com ela.

Assim, o tema da visita de hoje foi Plantas Medicinais.

Todo o grupo foi para a horta e, lá no canteiro da medicinais, observaram as plantas, seu cheiro, textura e aprenderam para que servem, como e onde utilizá-las.

Viram o capim limão, o boldo do Chile, a erva cidreira, entre outras e, também, como é feito o preparo dessas ervas para uso medicinal.

Aproveitando o ensejo, cada criança plantou uma muda de boldo do Chile. Ao término da atividade, para reforçar o aprendizado, fizeram relatórios sobre as plantas medicinais.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 28, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria


Solos foi o assunto trabalhado desa vez pelo pessoal da Educação Infantil.

Os alunos trabalharam com 3 tipos de solo, sendo o primeiro coletado na trilha, o segundo no pomar e o terceiro no minhocário.

Para um melhor aproveitamento, o pessoal foi dividido em 3 grupos.

Depois da retirada da terra, o material foi colocado em saquinhos especiais para mudas e todos plantaram sementes de pepino.

Para poderem acompanhar, diariamente, o crescimento das sementes nos diferentes tipos de solos, não teve jeito: levaram tudo para a escola.

Atenção às regas e ao Sol, heim?

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 18, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Atividade interessante deve ser tema para outras turmas, também.
Assim, a construção de um minhocário foi a atividade realizada nesta semana, com o pessoal do Integral do grupo 1 (J II, J III, 1° e 2° anos).
Foi muito legal preparar o minhocário, catar folhas caídas no chão, colocar terra no aquário, molhá-la o suficiente para as minhocas gostarem da "nova casa", picar e colocar folhas de papel, que servem como "fibras" para as minhocas, preparar com TNT o "telhado da nova casa", permitindo a aeração do ambiente, colocar plástico preto nas laterais do minhocário, para deixar as minhocas "mais à vontade".
Agora, toda semana, todos poderão ver o comportamento das minhocas no novo lar.
É isso aí, gente!

PS: segundo Manfred Bert, da firma Arboreum, que dentre várias atividades também produz humus de minhoca para fertilização da terra de vasos e canteiros, borra de café (que jogamos fora depois de coar o café) é um tremendo afrodisíaco para as minhocas. Experimente (nos vasos, é claro!).

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 14, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profas Crisitina e Valéria


Na visita dessa semana, o tema foi "Minhocário".
Os alunos montaram um minhocário num aquário (sem água, é claro) para acompanhar o desenvolvimento das minhocas e observar como elas vivem nesse ambiente.
• primeiro pegaram terra na trilha e no pomar e colocaram no aquário;
• pegaram folhas em decomposição, alimento para elas, perto do quioscão;
• picotaram folhas de papel (funciona como fibras p/ as minhocas);
• jogaram um pouco de água no aquário, para umedecer o ambiente;
• puseram as minhocas no aquário;
• cobriram com TNT a parte de cima (para fazer troca gasosa);
• colocaram plástico preto nas laterais (para o aquário ficar escuro).
A partir de agora, em todas as visitas ao Campus as crianças poderão ver como as minhocas vivem, se reproduzem e outras curiosidades mais.
Muito bacana!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 12, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EM - Profs Diogo, Myrthes, Valdir e Wilson


Não é comum recebermos alunos do Ensino Médio, principalmente pela dificuldade na conciliação dos horários de vários professores num mesmo dia, mas hoje tivemos a oportunidade de recebê-los, para um trabalho bem legal.
Primeiramente, para relaxar a turma, cada aluno teve que falar do seu colega à esquerda, descrevendo-o como pessoa, suas qualidades etc.
Outra atividade envolveu os alunos no conceito do trabalho em grupo, onde o objetivo era colocar um bambolê no chão, partindo da altura da cabeça, com seis pessoas segurando-o apenas com a ponta dos dedos, sem que ninguém deixasse de manter contato com o mesmo. Fácil? Tenta!
Fechando a primeira parte da atividade, um desafio a todos, em grupos, através de um pequeno teste, valendo ponto para o grupo que primeiro acertasse todas as questões.
A segunda parte, já tradicional para o pessoal do Ensino Médio, foi uma caminhada até o sopé da pedra da Gávea. De nível médio, sem "mortos nem feridos", deu para curtir bastante. Para as próximas, vamos ver se dá para fazer uma pequena escalada e apreciar a vista maravilhosa do local.
Terminada essa parte, os mais afoitos desceram na frente, já que, na cantina da horta, havia um lanche caprichadíssimo à espera de todos. Infelizmente, lá estava, guardando a "coisa", a auxiliar de educação Tuca. Assim, tiveram que esperar o resto do grupo...
Valeu!!

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 11, 2007

Criançartes Ed Assoc.

EI - Profas Fernanda, Erika e Bárbara


Mais uma vez vêm nos visitar o pessoal da Criançartes, cheios de disposição e curiosidade, pois o Campus tem muito a dizer para eles.

Tema: Conhecendo o Joá

Após as apresentações e as recomendações de costume (atenção onde pisam, não pegar nada no chão sem pedir para a professora, não empurrar o amigo e outras mais...), a primeira visita foi aos jabutis, onde puderam observar as diferenças entre machos e fêmeas e ouvir sobre as características dos jabutis, das tartarugas e cágados.
Mais acima, no lago, encontraram os patos e, no galinheiro, as galinhas. Lá estavam, também, alguns coelhos, "fugidos" do cuniário.
Já na horta, ouviram a bióloga explicar como se dá a germinação das sementes e puderam plantar, na sementeira, algumas sementes de pepino.
Ainda na horta, viram as diferenças entre legumes e verduras. Indo para a composteira, colocaram restos de frutas e cascas de legumes para iniciar o processo de compostagem.
Após isso tudo, um passeio pela trilha pequena, própria para essa faixa etária.
Passaram ainda no minhocário, onde puderam ver como é feito o humus de minhoca, melhor nutriente para as plantas.
Já descendo de volta ao salão, alimentaram os patos, que estavam ansiosos pelo retorno das crianças, pois já sabem que vão comer verduras trazidas da horta, fresquinhas, para eles. Maravilha!
Até a próxima visita, pessoal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 11, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Hoje, a turma trabalhou com "Solos".
O grupo 3, de 4º e 5º anos, coletaram 3 tipos diferentes de solo para realizar a experiência: o primeiro foi coletado na trilha, o segundo no pomar e o terceiro no minhocário.
O grupo subdividiu-se em outros três grupos, cada um com 4 alunos, para um melhor aproveitamento da atividade.
Depois da retirada dos exemplares de terra, colocaram-nos em três saquinhos de mudas e plantaram sementes de pepino. Semanalmente, estarão acompanhando o crescimento das sementes nos diferentes tipos de solos do Campus.
Genial!

 
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 04, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


A atividade proposta para essa visita foi diferente: uma gincana!

Uma das tarefas era recolher folhas caídas no chão e algumas rochas para uma atividade de artes plásticas, na semana que vem.

E, já que ninguém é de ferro, foi reservado um tempinho para alimentar os animais. Muito importante essa consciência vindo das próprias crianças...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 01, 2007

CuriosaIdade

EI - Profa Suzana e Coord Solange


Agora com um outro grupo de alunos, o pessoal da Curiosa Idade
retorna ao Campus. Também muito curiosos.

A visitação foi muito semelhante à do dia 16 de maio, pelos mesmos motivos (nem todos conheciam o Campus de outra visita). E a estufa foi o primeiro local a ser visitado, com suas mudas para plantio aqui mesmo no Campus e, também, em outros espaços precisando de reconstituição com mata nativa desta região. E viram, também, uma planta carnívora. Uau!!!

Continuando a visita, parada obrigatória: os jabutis. Suas características (machos/fêmeas, casco, patas, mecanismo de defesa, alimentação etc).

Mas jabuti não é tartaruga? E o cágado do lago, também não é? Assim, essa oportunidade foi aproveitada para esclarecer o nome real de cada espécie (jabuti, da terra; cágado, da água doce; tartaruga, do mar).

No lago, os patos, ao verem as crianças, já ficam sabendo que vão ter alimentos extras e se aproximam da cerca, para a alegria das crianças. No galinheiro, galos e galinhas, assim como os coelhos (eles preferem o galinheiro ao cuniário e estão sempre por lá, "em visita"), também ouviram as crianças e já se movimentaram.

A sementeira e o plantio das sementes também foi uma atividade de grande interesse para o grupo, assim como o aprendizado sobre legumes e verduras e suas diferenças.

Na composteira aprenderam a reciclagem dos restos orgânicos (folhas, cascas de alimentos etc), viram a pilha de compostagem e visitaram o minhocário, onde é produzido o humus, excelente nutriente para as plantas.

A visita ao pomar mostrou algumas árvores frutíferas, como a acerola, a bananeira, o mamoeiro, entre outras.

A trilha, própria para essa faixa etária, foi bem aproveitada, trazendo um contato mais próximo com a natureza.

Finalizando a visita, alimentar os patos e galinhas é sempre uma diversão. Até a próxima!


---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 28, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Na visita de hoje, o assunto foi "Sementes".

O plantio das sementes nas sementeiras (em vez de diretamente nos canteiros) propicia, inicialmente, um melhor "ambiente" para a germinação, protegido de ventos, Sol e chuva em excesso. Além disso, esse sistema permite que se faça uma seleção das melhores mudinhas, procurando garantir um melhor resultado no desenvolvimento das plantas.

Os alunos do Integral plantaram sementes de abóbora na sementeira, para acompanhar seu crescimento nas próximas visitas.

Aproveitaram que estavam na horta e coletaram folhas de almeirão para alimentar os patos e as galinhas, fãs de verduras.

No término das atividades, os alunos fizeram seus registros.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 21, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Aquecimento Global é um assunto que, cada vez mais, é constante no dia-a-dia. Assim, nada melhor do que trabalhar com as crianças agora, enquanto ainda há tempo.

Foram selecionados diversos artigos de jornais falando sobre o tema. As crianças leram, perguntaram, conversaram uns com os outros e chegaram a conclusões sobre o que vai acontecer com cada continente, se nada for feito.

O resultado? Relatórios sobre o assunto e uma peça de teatro sobre o tema. Muito legal!.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 16, 2007

CuriosaIdade

EI - Profa Solange


E o pessoal da Curiosa Idade volta mais uma vez ao Campus. Como das outras vezes, muito dispostos e curiosos. Pois aqui vamos nós!

Como muitas crianças não conheciam o Campus e outros, que vieram no ano passado, talvez não se lembrassem bem, a visita começou pela estufa, onde viram muitas mudas prontinhas para o plantio aqui mesmo ou para doações.

Em seguida, no caminho para a horta, todos pararam para uma visita aos jabutis, onde viram a diferença entre machos e fêmeas, suas características principais (casco duro, patas como as do elefante, seu mecanismo de defesa etc).

No lago, viram um cágado e a bióloga do Campus aproveitou para falar da diferença jabuti/cágado/tartaruga, entre outras coisas. Ainda no lago, viram os patos e, no galinheiro, os galos (lindos!) e as galinhas. Como os coelhos estavam "fazendo uma visita" no galinheiro, também viram esses animais, podendo até mesmo tocá-los, mansinhos que são.

Agora, já na horta, depois de uma instrução básica, puderam preparar umas sementes na sementeira, para plantio futuro. Nos canteiros da horta, aprenderam a diferença entre legumes e verduras ao mesmo tempo em que viram diversos exemplares de ambos.

Pausa para o lanche, no quioscão.

Na segunda parte da visita, foram à composteira, onde viram como se prepara a pilha para compostagem, cujo "produto", após 60 a 90 dias de maturação, pode ser usado diretamente como nutriente nos canteiros ou, ainda, melhorado, com a ajuda das minhocas que, no minhocário, produzem o humus, maravilha em termos de nutriente para as plantas.

Aproveitando o tempo restante, fizeram uma caminhada pela trilha do bosque, própria para essa faixa etária.

Uma visita e tanto!



---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 14, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Como a atividade da semana passada era bastante abrangente, apenas uma parte foi concluída.

Assim, a segunda parte ficou para esta visita. Tema: Pesquisadores do Campus - parte 2.

No final, fizeram a complementação do relatório para levar para a escola.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 10, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI e 1º ano / EF I - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje, o pessoal veio participar de uma atividade muito legal, que sempre apresenta novidades: os exemplares de animais encontrados no Campus.

Os alunos do 1° ano foram ao galinheiro e ao lago para rever os exemplares que lá habitam, aprofundando as observações sobre eles.

Chegando no lago, viram os patos e cágados tomando Sol e reviram os conceitos sobre as diferenças entre galinhas e patos, já que ambos são aves.

Próximo ao galinheiro, eles encontraram os coelhos, que são mamíferos e não colocam ovos, como as galinhas e patos.

Nos jabutis, um aluno perguntou: "Será que o jabuti e igual à tartaruga?"

O jabuti, a tartaruga e o cágado são répteis, colocam seus ovos na terra. Dentre as diferenças, o jabuti vive somente na terra, seu casco é mais bojudo e suas patas não apresentam membranas entre os dedos. Já as tartarugas vivem no mar, seu casco é plano e apresenta membranas entre os dedos, para ajudar no deslocamento na água. Por sua vez, o cágado apresenta suas formas muito similares às da tartaruga, mas seu casco não é tão hidrodinâmico e eles eles vivem na água doce.

Já o pessoal pequenininho "estudou" os coelhos, sempre uma sensação entre todos.

É assim que se começa...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 07, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Tema da atividade do dia: Pesquisadores do Campus.

Devido à diferença de idade dos alunos do PI, foi feita uma divisão para melhor aproveitamento: grupo 1 (JII, JIII, 1° e 2° anos) e 2 ( 3° ano).

Os alunos observaram os diversos exemplares encontrados no Campus, como borboletas, minhocas, esperanças, mangagavas e aranhas.

Os alunos descreveram as características físicas dos exemplares acima, com ajuda da lupa de mão.

No final, fizeram um relatório sobre o que viram nessa visita para levar para a escola.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 19, 2007

Colégio Rio de Janeiro

EI e 1º ano / EF I - Profas Ana Cristina e Valéria


Sob o tema "Bichos do Campus", os alunos do 1º ano, com ajuda de lupas de mão, foram para o pomar procurar alguns animais bem pequeninos que habitam o Campus.

Eles encontraram formigas, borboletas, maribondos e minhocas.
Observaram os anéis que formam o corpo da minhoca e muitas outras coisas.
Para finalizar a tarefa, anotaram nas pranchetas os animais encontrados no Campus.

Já o pessoal da Educação Infantil, esses coletaram diferentes tipos de folhas, analisaram suas diferenças e, depois, foram para a horta aprender a diferenciar verduras, legumes e raízes.

Tudo muito legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 16, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Como o tema da semana anterior não se esgotou, já que são inúmeras as possibilidades de trabalhar os assuntos ligados a Ciências e Meio Ambiente com as crianças, nesta visita foi dada continuidade à gincana.

E a turma adorou. É isso aí, gente!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 09, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Na atividade de hoje - Gincana no Campus -, os alunos foram divididos em duas equipes, a equipe azul e a branca.
Cada grupo respondeu dez perguntas sobre os vegetais, animais e tipo solo presentes no Campus. A cada pergunta, eles tinham que procurar no local da resposta a próxima pergunta. Ex: A primeira pergunta era: "Não tenho olhos, respiro pela pele e vivo no solo. Quem sou eu?" Resposta: Minhoca.
Então, o primeiro aluno tinha que pegar no minhocário um envelope com a segunda pergunta e passar para outro aluno, e assim sucessivamente.
No final, além do que aprenderam ou reviram, fizeram relatórios sobre a atividade do dia.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 02, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida


Com a chegada da Páscoa, as atividades dos grupos do Integral se concentraram nesse motivo.
Assim, os alunos fizeram ovinhos e coelhinhos de papel para colocar no mural da escola.
E, para alegrar ainda mais a criançada nessa época, Buck, nosso coelhinho mais afoito e receptivo apareceu junto às crianças, bem no salão. Muito legal.
No final da atividade, os alunos saborearam deliciosos sorvetes para refrescar, nesse dia lindo de Sol.
Feliz Páscoa para todo mundo!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Março 26, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Ainda sobre o tema solos, o pessoal do Período Integral viu mais coisas importantes a esse respeito.
Os solos das florestas são ricos em nutrientes como folhas, troncos e animais em decomposição, além de esterco de aves, mamíferos e répteis.
As plantas necessitam desse solo rico, água e luz para se desenvolver.
Os alunos, em dois grupos, plantaram uma muda de erva medicinal no solo adubado.
No final da atividade fizeram relatórios sobre o solo e sua importância.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Março 12 e 19, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

A atividade do pessoal do Integral foi a respeito do solo. Na particularidade da proposta desse estudo, no solo se instalam e se desenvolvem inúmeros seres vivos e ocorre a circulação de ar e da água.
A partir disso, os dois grupos, um no dia 12 e o outro no dia 19, aprenderam como ocorre a circulação do ar e da água através do experimento com dois tipos de solo: um mais adubado, contendo matérias orgânicas em decomposição, e outro tipo, mais arenoso.
Com o auxílio da lupa estereoscópica, puderam observar o tamanho, a cor, o brilho e formas variadas dos grãos de terra.
Cada grupo fez seu próprio experimento, colocando os diversos tipos de solo e água num frasco transparente (garrafa PET), misturando tudo e deixaram repousando.
Depois disso, estarão observando a permeabilidade das terras utilizadas no experimento, elaborando relatórios sobre a atividade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Março 5, 2007

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Com o retorno às atividades aqui no Campus, novos alunos do CRJ vieram conhecer o Campus e se integrar a essa gostosa atividade.

Divididos em grupos, o do CA e 1a série subiu para o quioscão para conhecer todo o espaço ecológico.

Logo no início do caminho, eles encontraram os jabutis. Foi uma diversão só. Eles passaram a mão nos jabutis e aqueles que não sabiam, aprenderam a diferença entre o macho e a fêmea da espécie.

Eles conheceram, também, os patos no lago, entraram no galinheiro, alimentaram as galinhas e brincaram com os coelhos. Depois, conheceram o minhocário e alguns alunos perderam o medo de pegar minhocas na mão.

Lá no quioscão, registraram a atividade fazendo desenhos dos bichos presentes no Campus.

E, como ninguém é de ferro, brincaram um pouco no parquinho.