Dezembro 15, 2006Colégio Rio de Janeiro EI - Profa Ana Cristina A atividade
de hoje um pouco com as outras desse grupo. Porque? Um olhadinha
na foto já dá para entender. ---------------------------------------------------------------------------------------------------
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Escola
Bloom
EI
- Profas Denise e Eliane
Aqui no Campus trabalhamos com crianças e, também, com seus professores e profissionais que apoiam o processo educacional deles.
Assim, hoje recebemos os profissionais da Bloom para uma atividade específica, com sua psicóloga.
É muito
interessante e produtivo esse tipo de trabalho, não só pelo
espaço diferente do tradicional, como pelas possibilidades e
diferenças aqui encontradas.
Colégio Rio de Janeiro
1a série - EF I - Profa Renata
Durante
o ano letivo, os alunos estudaram sobre plantas medicinais, germinação,
borboletas, joaninhas e caracóis. Agora, chegou a hora de ver,
na prática, essa parte fantástica da natureza.
Quando
chegaram, foram direto para quioscão para receber as orientações
da bióloga do Campus.
Na primeira atividade, os alunos dividiram-se em dois grupos e plantaram mudas
de capim limão e erva cidreira e fizeram chá de capim limão
para ser servido no lanche.
Na segunda, eles plantaram sementes de manjericão e couve de Bruxelas.
Foi escolhido um aluno para explicar sobre a germinação.
Na hora do lanche, todos aproveitaram e cantaram parabéns para uma aluna
que estava aniversariando, com direito a bolo de chocolate e chá de
capim limão.
Depois do lanche, foram para salão principal, onde desenvolveram a última
atividade: pegaram algumas borboletas e conchas de caracol e observaram na
prática a beleza da borboleta e as particularidades da concha do caracol.
Até o ano que vem, pessoal!!!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Hoje, último
dia de visita deste ano dos alunos do Integral, fizemos uma atividade
diferente.
As
crianças foram divididas em dois grupos e fizeram uma competição,
onde uma pessoa sem educação (a bióloga!!!)
jogava "lixo" (bolinhas de papel) no ambiente e elas, como
defensoras da natureza,
tinham que encontrar e recolher as bolinhas.
Elas estavam escondidas em lugares como o minhocário, a horta, entre
as árvores frutíferas e em outros lugares no Campus.
No final da competição, que foi realizada duas vezes deu empate!
Sem marmelada!
E a turma da Imersão: onde estava? Vejam nas fotos!
Colégio
Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
É realmente
muito bacana vermos a relação das crianças com
os animais.
Buck,
um dos coelhos aqui do Campus, criado conosco desde muito pequeno, apaixona
qualquer um.
Muito
manso, não gosta de muita agitação, mas adora um carinho...
Vivia solto aqui dentro, freqüentando todos os lugares, encontrando
as crianças seja no salão,
seja pelo caminho.
Mas, recentemente,
após uma fuga cinematográfica pela Estrada do Joá,
correndo o risco de atropelamento, foi "confinado" no espaço
do cuniário/galinheiro, até providenciarmos telas para
evitar suas fugas.
Em outra atividade, o pessoal preparou mudinhas para reflorestamento, num dos
programas aqui do Campus.
PI - Profa Ana Margarida
O desenvolvimento
de uma planta é sempre motivo de observação e
aprendizado. E o pessoal do Integral tem a vantagem de poder acompanhar
esse processo semanalmente.
Nesta visita, os alunos plantaram mudas de cravo da índia, com o objetivo
de verificar o seu desenvolvimento, programando isso para
a última visita deste ano.
Além disso, como de costume, fizeram atividades também com os
animais, no minhocário e na horta.
No salão, a turminha ainda fez bonequinhos de papel reciclado com cola, fantasminhas motivados pelo Halloween.
E o pessoal da Imersão, na cozinha, "arrebentou" nos docinhos. Que legal!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Com as meninas
desafiando os meninos na semana passada, uma nova gincana de coleta
de sementes foi feita.
As sementes coletadas na semana passada foram dispesadas na trilha.
E,
dessa vez, valeu o que disseram as meninas:
a gincana acabou empatada.
Na semana que vem, o pessoal deverá preparar
essas sementes para o plantio. Muito legal!
E, na kitchen, já foi dia de bruxaria!!! As crianças
prepararam horrible hands para distribuir aos colegas!!!. O recheio??? Pop
corn salgadinha para ser degustada no lanche da tarde. Arghhh!!! Happy
Halloween!!!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Com tanta
variedade de árvores no Campus, há também muita
variedade de sementes que caem no caminho.
Como no cimento elas
não se desenvolvem, os alunos do Integral fizeram uma gincana, dividindo-se
em dois grupos (meninas e meninos), para coletar
o maior número de sementes e a maior variedade delas.
No final, os meninos ganharam, mas as meninas os desafiaram dizendo
que, na próxima semana, na gincana para semear, elas vão ganhar.
Vamos ver...
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
As
bromélias são plantas epífitas, cujas raízes
se fixam nas árvores ou em troncos velhos.
Entre as folhas da bromélia ficam alojadas águas das chuvas,
formando um microecossitema, onde vivem diversos microorganismos, insetos e
algumas espécies de pererecas, que visitam as bromélias para
se alimentar e colocar seus ovos.
Tanta biodiversidade em um pequeno lugar orientou o trabalho dessa
visita. Com a ajuda de uma lupa estereoscópica, os alunos do
CRJ observaram esse ecossistema
fantástico, inclusive vendo vários microorganismos alimentando–se
de matéria em decomposição.
No final das
atividades, uma surpresa incrível: fomos visitados por um casal de
lagartos enormes!!!!
E, na aula de Culinária da Imersão, as crianças prepararam
dois deliciosos chocolate cakes em homenagem a duas pessoas muito
especiais que aniversariavam nessa semana: a teacher Kika, do grupo
I, e a Jacqueline, professora do Integral. Happy Birthday to you!!!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Nessa
visita, por estar um dia meio instável, com o chão de
terra bem úmido devido às recentes chuvas, todos os trabalhos
foram feitos no salão.
Mas
nem por isso não foi uma atividade legal!
De
posse de uma lupa estereoscópica (uma "lente de aumento" binocular,
como um microscópio),
viram muitas curiosidades desse mundo maravilhoso que
nos cerca, mas de um tamanho menor, dificultando
nossa observação.
Sementes,
cascas, insetos, terra, tudo visto na lupa ganha outra dimensão,
mostrando coisas maravilhosas.
Ao
final, registraram no papel essas experiências. Isso tem que
virar exposição... Vamos aguardar.
E o pessoal da Imersão em Inglês estava na kitchen, preparando
lindos cup cakes, em homenagem ao Children´s Day, com
direito a cobertura e confeitos coloridos. Uma verdadeira festa! Just like
in the cartoons!!!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
O pessoal do Integral do CRJ participou do "mutirão de replantio" na horta.
Para não "ficarem para trás", os alunos da EI e CA fizeram o seu mutirão no bosque, replantando diversas mudas cultivadas na estufa.
Cavaram os buracos, adubaram, colocaram as mudas, fecharam o buraco e regaram bem as mudas.
Agora, sempre que vierem nos visitar, vão acompanhar o crescimento delas. E vamos ver no que vai dar... Até lá!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Aproveitando a colheita de verduras e legumes na horta, o pessoal do P. Integral aproveitou e participou do "mutirão de replantio".
Com os conhecimentos adquiridos ao longo de muitas visitas ao Campus, as crianças prepararam a terra com nutrientes naturais, oriundos da decomposição natural de restos de cascas de legumes, frutas, de ovos etc na composteira, e transplantaram mudinhas germinadas na sementeira para os canteiros.
Ver esse trabalho feito pelas crianças é muito compensador, principalmente pela naturalidade com que realizam as tarefas e a importância dada por elas a todos os processos. Valeu!
Escola
Bloom
EI
- Profas Denise e Eliane
Mais uma nova escola nos visita. E foi com muita alegria que recebemos a Escola Bloom, do Itanhangá, para duas visitas, uma pela manhã e outra à tarde.
Veio tanta gente que foram necessários 2 biólogos para a atividade, dividindo as turmas, tanto pela manhã como à tarde, em dois grupos. E que gente legal!
Reunidos no salão, foram apresentados aos biólogos e informados das atividades que aconteceriam, dos cuidados a tomar e partiram para o trabaho.
Na subida para a horta viram os líquens ("cooperação" entre um fungo e uma alga), que são indicadores da qualidade do ar), viram também os jabutis, os patos, os cágados e galos e galinhas. Isso sem falar nas lagartixas, formigas, aranhas, tucanos, passarinhos diversos, muitas árvores enormes e rochas igualmente grandes. E Buck, nossa coelhinha mansinha, bem acostumada a crianças, estava esperando por carinhos e afagos. Ainda pararam no cipó do lago, para fotografias. Todo mundo pára lá. É muito bonito e grande.
Na horta, viram verduras e legumes, a sementeira, um ninho de passarinho bem pertinho, e o pomar. Mas já era hora do lanche, que teve a participação de algumas asas delta bem pertinho...
Após o lanche, começaram as atividades na horta: um grupo foi para a composteira preparar uma seção dela com o material trazido de casa (cascas de legumes, de frutas, de ovos etc), depois foram para o minhocário ver as minhocas. Houve gente que não quis nem chegar perto, mas outros tocaram nelas, sem problema.
Enquanto isso, o outro grupo estava na sementeira, aprendendo como se faz a preparação da terra para receber a semente, a rega e os cuidados para uma boa germinação, indo depois para a horta ver as verduras e legumes, tocar neles, ver as flores que depois se transformarão nos frutos.
Depois, os grupos trocaram de atividades. Ao final, um passeio pelo bosque, para verem mais de perto a "floresta" e o pau-Brasil bem de pertinho, sentirem o cheiro característico da mata, a pureza do ar.
À tarde, foi a mesma animação e repetiram-se as atividades, agora com o grupo de alunos desse turno.
Após um dia de muita atividade, todos retornaram à escola satisfeitos, levando algumas mudinhas de nossa estufa para plantio na escola.
Obrigado a todos e voltem sempre!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Na atividade desenvolvida hoje, as crianças caminharam pelo Campus observando tudo que lhes parecia interessante e marcante. Depois, no salão, com o auxílio de massinhas coloridas, procuraram retratar bichos, árvores, grutas, aranhas e outras coisas mais que viram.
Muito legal!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
O bacana do pessoal do Integral é que, devido à freqüência semanal de suas visitas, eles têm a possibilidade de ir muito mais fundo nas práticas aqui no Campus.
Diferentemente das atividades realizadas nas salas de aula tradicionais, as aqui realizadas costumam demorar mais na sua preparação (no campo) e, principalmente, nos seus resultados. O processo de compostagem demora de 60 a 90 dias, a germinação, dependendo da semente, pode demorar de 3 dias a semanas, a transformação do composto em húmus algo em torno de 30 dias.
Assim, a freqüência semanal permite acompanharem a par e passo todo esse desenvolvimento, com seus tempos distintos. E, hoje, a tarefa foi prepararem mudas para a estufa, já vislumbrando algum trabalho de replantio aqui mesmo no Campus ou, quem sabe, doando mudas para outras escolas que nos visitam. Bacana!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje, as crianças fizeram uma atividade muito legal.
Aproveitando a animação de outras turmas que nos visitaram e que gostaram muito da atividade, foi todo mundo para a cozinha fazer... papel reciclado e bichinhos de papel dissolvido e cola.
Foi uma alegria só. Picaram papel em pedacinhos bem pequenininhos, colocaram com água no liquidificador e prepararam uma massa bem líquida, para o papel reciclado, e outra mais densa, para os bichinhos.
Ao final, uma agradável surpresa! Agora é esperar secar e ver o resultado.
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje foi um dia de observação no Campus. A tarefa era descobrir coisas diferentes, observá-las e falar a respeito delas.
Foram insetos, sementes, fungos, além de folhas, galhinhos flores.
Quanto aos insetos, aprenderam a importância deles para a polinização das flores de certas plantas. Como exemplo, viram as formigas polinizando a flor da abóbora, na horta.
Deram exemplos de insetos e aprenderam a diferenciá-los através de suas caraterísticas básicas, como 6 pernas articuladas, geralmente com 1 par de antenas.
Observaram, também, como alguns insetos se camuflam para fugir dos seus predadores. Por exemplo, a borboleta, cuja asa pode parecer uma coruja, ou se assemelhar à cor da casca de árvores. E bicho-pau, muito diifícil de ver porque é um galhinho perfeito.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Dentro do tema minhocas, há muito o que explorar.
Então, a atividade de hoje se traduziu em aprimorar os conhecimentos a respeito desse verme anelídeo.
Como vive, como se reproduz, de que se alimenta, qual seu tamanho máximo, qual o tempo de vida, quais as características dos locais onde vive, quem é seu predador, qual sua utilidade no ecossistema.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Continuando com a atividade da semana passada (plantas medicinais), aprenderam mais sobre essas plantas e plantaram mais exemplares.
E, ao final,
ainda provaram alguns chás (capim limão e erva cidreira).
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
A atividade de hoje foi diferente das habituais: trabalhar com plantas medicinais. É muito interessante quando as crianças vêem plantas que, de alguma forma, têm características de remédio (não será o contrário?). A hortelã, o capim limão, o anis, a menta, o manjericão, por exemplo. Após as explicações necessárias e as perguntas interessadas de sempre, partiram para a horta, onde há um espaço reservado para as medicinais.
Cavaram os buracos, adubaram, colocaram as mudas, fecharam o buraco e regaram as mudinhas.
Qualquer dia desses vamos fazer uns remédios caseiros (vick vaporube, por exemplo), para a turminha ver como se faz um medicamento.
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje é um dia especial: dia de plantar mudas de plantas medicinais.
Com a animação de sempre, a turminha subiu o caminho da horta com as mudinhas que escolheram na estufa.
A atividade envolveu conhecer algumas plantas medicinais e sua utilidade. Erva cidreira (chá da folha e xarope, como calmantes, para gripe e bronquite; chá e xarope, para prisão de ventre e gases; chá com sal, para dar aos animais), boldo (macerado das folhas, para má digestão, fígado, gastrite e dor de cabeça) e terramicina (chá das folhas novas, para febre e dor de garganta, pomada, para machucados; chá da planta inteira, para dor de barriga e infecção; é usada também para alimentar as galinhas) foram as escolhidas.
E mãos à obra: pazinhas para cá, terra para lá, muita movimentação. Ao final, as mudinhas plantadas foram regadas e, agora, é só esperar.
E, já que falamos que essas plantas também são utilizadas para alimentar os animais, patos e galinhas se fartaram.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Depois de umas férias revigorantes, estamos aqui novamente! E cheios de disposição. Mas antes, que tal contar as novidades das férias?
Depois disso, uma atividade muito interessante: o que é o vento, como se forma, como podemos utilizá-lo. Tudo isso, é claro, na linguagem deles.
E assim foi que fizeram belos cata-ventos, com muita engenharia... Legal!
Colégio A. Liessin - Barra
Jardim I - Profas Cláudia, Andrea e Laise
Retornando mais uma vez ao Campus, dessa vez a turminha foi do Jardim I.
E, para receber esse pessoal muito interessado, ninguém melhor que Buck, nossa mais nova coelha (o nome seria mais apropriado para coelhos e foi dado a ela pois pensávamos que fosse um coelho...).
Muito mansinha, não se perturba muito com crianças, principalmente se houver por perto umas casquinhas de melão...
Depois dessa recepção, a apresentação do pessoal do Campus e as informações de segurança: não sair da trilha, não andar na frente da bióloga, não empurrar o amigo, não correr, não pegar nada no chão sem avisar primeiro etc.
A visita foi completa: visita aos jabutis, aos patos, aos cágados, às galinhas. Passeio pela horta com direito a tocar nas plantinhas, tentar identifcá-las, sentir suas texturas e cheiros, plantar suas sementes.
Como uma das atividades programadas era na composteira, as crianças trouxeram de casa restos de alimentos (cascas de frutas, de legumes, de verduras e de ovo) e prepararam uma das seções dela. Viram, também, uma outra seção já em maturação, com material trazido por alunos de outra escola em visita anterior.
Depois, foram ao minhocário para verem o que há de melhor para a adubação das plantas. E se divertiram tocando no húmus das minhocas e pegando algumas delas nas mãos. Sem o menor problema. Depois, foi só lavar bem as mãos.
Terminada a visita, ainda sobrou um tempinho para alimentarem os patos e galinhas com algumas folhas retiradas da horta. Patos e galinhas adoram esta parte das visitas...
Até a próxima, gente!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje é dia de minhoca!
O contato das crianças com pequenos animais, insetos e outros bichos, visualmente falando ou até mesmo tocando-os, é uma experiência muito interessante e importante.
Galinha não tem dente, borboleta também não, minhoca é um "bicho" esquisito, é gelada, grudenta mas não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.
E, assim, as crianças passam a se relacionar com outros seres vivos, conhecendo suas características, os cuidados necessários, suas utilidades etc, perdendo o natural medo do desconhecido, aprendendo a conviver com eles, com naturalidade.
E reforçando, também, conceitos de saúde e higiene. Pois é isso aí: mãos à obra (ou na minhoca)!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
E o assunto ainda é o papel reciclado. Gostaram tanto da prática que ainda há muito o que aprender, se divertindo. Pois vamos lá, a imaginação é o limite. Será que vai dar para fazer uma exposição depois?
Ciranda-Cirandinha
EI - Profa Renata
Nesta visita, preparamos para a turminha da Ciranda-Cirandinha uma atividade bem bacana, apesar de um pouco demorado o resultado: o plantio de sementes na sementeira.
Muito interessadas na atividade, as crianças primeiramente aprenderam como é o processo de germinação e seleção das melhores mudas para o plantio definitivo na horta. Em seguida, receberam sementes de hortaliças e, uma a uma, elas fizeram no substrato (terra adubada) um pequeno furinho e colocaram lá a semente, tampando-o. Depois, regaram a terra. Agora, é só aguardar a próxima visita para ver o que acontecerá....
Como os patos e galinhas estavam com fome quando as crianças subiram para as atividades, todas fizeram uma incursão na horta para pegar algumas verduras para alimentar os animais. As crianças gostam muito dessa atividade (e patos e galinhas também...)
Agora, no quioscão, as crianças montaram uma tartaruga e, com o auxílio do quadro de giz, relacionaram alguns animais a seus habitats.
Já perto do horário de retornar à escola, ainda deu para alimentarem o coelho. Até a próxima visita!
Colégio Rio de Janeiro
EM -1a série - Coord Cátia e Prof Júlio Cesar
Sempre existe grande dificuldade em conciliar os horários de professores de diversas disciplinas para a realização de um trabalho fora da escola envolvendo todos esses professores.
Mas, desta vez, isso foi possível e aqui estiveram alunos da 1a série do Ensino Médio do CRJ.
A atividade interdisciplinar, proposta como desafio pelo professor Júlio Cesar, tratou de uma comunidade agrícola e seus problemas advindos da necessidade de aumento da produção devido à demanda x área a desmatar para o plantio x fontes de energia e insumos x reflexos para a comunidade, e pode ser vista no link.
Após terminado o primeiro tempo, com debates acalorados bem dentro da proposta, para relaxar (?!?) uma boa caminhada até a base da pedra, com direito a umas aventuras. Sem mortos nem feridos, apenas cansados.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
E não é que eles gostaram!
Então, sem perder tempo, continuaram o que já haviam feito na aula passada e fizeram não só papel como pequenos objetos, agora adicionando cola.
Bem legal!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Quando se fala em Ecologia e Educação Ambiental, não se pode deixar de falar em Reciclagem.
Reciclagem de latinhas de alumínio, de metais e plásticos diversos, de vidro, de outros materiais que não ouvimos com tanta freqüência (borracha de pneus entre outros), de matéria orgânica e papel.
Esses últimos, em especial aqui no Campus, são os que ilustram mais claramente e fixam mais rapidamente a questão da Reciclagem para as crianças.
A reciclagem de matéria orgânica é feita na composteira e, complementarmente mas não necessariamente, no minhocário. Mas demora entre 60 e 90 dias para que o composto mature... As crianças gostam de um pouco mais de rapidez...
Já a reciclagem do papel é um processo rápido e contínuo e de resutados mais imediatos. E hoje, esse foi o assunto e a prática.
Colégio Rio de Janeiro
EM - 2a série - Profa Myrthes, Helena, Valdir
Bacana receber alunos do Ensino Médio.
A dificuldade de conciliar horários de professores de disciplinas diferentes para viabilizar uma atividade integrada como a de hoje reduz em muito as possibilidades de receber aqui alunos a partir da 5a série. Então, não vamos perder tempo e vamos a ela.
A integração dos jovens, devido a suas diferenças, e o natural despertar para o mundo e sua atuação nele encontram nas atividades "em campo" um ótimo cenário para trabalhos interdisciplinares.
Literatura e História (romantismo) foram a base dos trabalhos. Ao final, como "prêmio", uma caminhada até a base da Pedra da Gávea, com direito a sustos, escorregões e, também, brincadeiras. Uns adoraram, outros juraram não mais voltar para uma caminhada dessas. Será?
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Como o assunto é o Dia do Meio Ambiente, o pessoal do Integral fez atividades ligadas ao tema (como se as outras que fazem sempre não fossem... mas deixa prá lá!).
Conversaram a respeito dos danos que foram impostos à natureza e o que deveria mudar.
Andaram pelo Campus com uma responsabilidade maior, até porque caberá a eles uma atuação forte e decisiva no futuro.
Ao final das atividades, fizeram uma caminhada pela trilha grande (não é a que vai para a Pedra da Gávea!), observando as peculiaridades dessa área, que não é freqüentada regularmente, por isso mantendo características bem mais próximas da natureza virgem.
Já no salão, fizeram registros sobre esse dia importante: no papel e em suas consciências.
Colégio Rio de Janeiro
Sábado do Meio Ambiente - 1a à 4a série
Todo dia é dia do Meio Ambiente.
Sim, pois não devemos deixar de lembrar um só dia do ano da importância que ele tem para nós.
E meio ambiente acaba sendo a "mistura" da natureza pura com as intervenções que o homem faz para as suas necessidades, sejam elas moradia, alimentação, locomoção entre outras.
Hoje em dia, com a organização das sociedades e suas necessidades e interesses, natureza é uma coisa que está longe de nós. E que estará cada vez mais se nada for feito antecipando os possíveis danos e estudando-se alternativas para nosso convívio com ela.
E, cada vez mais, momentos onde natureza, escola e família possam estar juntos são de grande importância para todos, em especial as crianças, que têm uma oportunidade de "voltar" a uma época mais sadia, de menor enclausuramento, mais próxima de suas origens e o caminho para o seu futuro.
Trocar um mp3 por uma minhoca, um computador mau usado por uma lente de aumento, um hamburger por pisar num cocô de galinha, um susto com um ladr.. por um com um lagarto, um passeio num shopping por um na floresta, uma vista de um painel publicitário pelo vôo de um tucano. A fumaça do escapamento dos carros pelo cheirinho da chuva na floresta... Acordar com um despertador pelo có-có-ri-có de um belo galo.
Até qualquer hora, gente! E voltem sempre!
Colégio A. Liessin - Barra
Jardim I - Profas Cláudia, Andrea e Laise
Retornando mais uma vez ao Campus, dessa vez a turminha foi do Jardim I.
E, para receber esse pessoal muito interessado, ninguém melhor que Buck, nossa mais nova coelha (o nome seria mais apropriado para coelhos e foi dado a ela pois pensávamos que fosse um coelho...).
Muito mansinha, não se perturba muito com crianças, principalmente se houver por perto umas casquinhas de melão...
Depois dessa recepção, a apresentação do pessoal do Campus e as informações de segurança: não sair da trilha, não andar na frente da bióloga, não empurrar o amigo, não correr, não pegar nada no chão sem avisar primeiro etc.
A visita foi completa: visita aos jabutis, aos patos, aos cágados, às galinhas. Passeio pela horta com direito a tocar nas plantinhas, tentar identifcá-las, sentir suas texturas e cheiros, plantar suas sementes.
Como uma das atividades programadas era na composteira, as crianças trouxeram de casa restos de alimentos (cascas de frutas, de legumes, de verduras e de ovo) e prepararam uma das seções dela. Viram, também, uma outra seção já em maturação, com material trazido por alunos de outra escola em visita anterior.
Depois, foram ao minhocário para verem o que há de melhor para a adubação das plantas. E se divertiram tocando no húmus das minhocas e pegando algumas delas nas mãos. Sem o menor problema. Depois, foi só lavar bem as mãos.
Terminada a visita, ainda sobrou um tempinho para alimentarem os patos e galinhas com algumas folhas retiradas da horta. Patos e galinhas adoram esta parte das visitas...
Até a próxima, gente!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje é dia de minhoca!
O contato das crianças com pequenos animais, insetos e outros bichos, visualmente falando ou até mesmo tocando-os, é uma experiência muito interessante e importante.
Galinha não tem dente, borboleta também não, minhoca é um "bicho" esquisito, é gelada, grudenta mas não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.
E, assim, as crianças passam a se relacionar com outros seres vivos, conhecendo suas características, os cuidados necessários, suas utilidades etc, perdendo o natural medo do desconhecido, aprendendo a conviver com eles, com naturalidade.
E reforçando, também, conceitos de saúde e higiene. Pois é isso aí: mãos à obra (ou na minhoca)!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
E o assunto ainda é o papel reciclado. Gostaram tanto da prática que ainda há muito o que aprender, se divertindo. Pois vamos lá, a imaginação é o limite. Será que vai dar para fazer uma exposição depois?
Ciranda-Cirandinha
EI - Profa Renata
Nesta visita, preparamos para a turminha da Ciranda-Cirandinha uma atividade bem bacana, apesar de um pouco demorado o resultado: o plantio de sementes na sementeira.
Muito interessadas na atividade, as crianças primeiramente aprenderam como é o processo de germinação e seleção das melhores mudas para o plantio definitivo na horta. Em seguida, receberam sementes de hortaliças e, uma a uma, elas fizeram no substrato (terra adubada) um pequeno furinho e colocaram lá a semente, tampando-o. Depois, regaram a terra. Agora, é só aguardar a próxima visita para ver o que acontecerá....
Como os patos e galinhas estavam com fome quando as crianças subiram para as atividades, todas fizeram uma incursão na horta para pegar algumas verduras para alimentar os animais. As crianças gostam muito dessa atividade (e patos e galinhas também...)
Agora, no quioscão, as crianças montaram uma tartaruga e, com o auxílio do quadro de giz, relacionaram alguns animais a seus habitats.
Já perto do horário de retornar à escola, ainda deu para alimentarem o coelho. Até a próxima visita!
Colégio Rio de Janeiro
EM -1a série - Coord Cátia e Prof Júlio Cesar
Sempre existe grande dificuldade em conciliar os horários de professores de diversas disciplinas para a realização de um trabalho fora da escola envolvendo todos esses professores.
Mas, desta vez, isso foi possível e aqui estiveram alunos da 1a série do Ensino Médio do CRJ.
A atividade interdisciplinar, proposta como desafio pelo professor Júlio Cesar, tratou de uma comunidade agrícola e seus problemas advindos da necessidade de aumento da produção devido à demanda x área a desmatar para o plantio x fontes de energia e insumos x reflexos para a comunidade, e pode ser vista no link.
Após terminado o primeiro tempo, com debates acalorados bem dentro da proposta, para relaxar (?!?) uma boa caminhada até a base da pedra, com direito a umas aventuras. Sem mortos nem feridos, apenas cansados.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
E não é que eles gostaram!
Então, sem perder tempo, continuaram o que já haviam feito na aula passada e fizeram não só papel como pequenos objetos, agora adicionando cola.
Bem legal!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Quando se fala em Ecologia e Educação Ambiental, não se pode deixar de falar em Reciclagem.
Reciclagem de latinhas de alumínio, de metais e plásticos diversos, de vidro, de outros materiais que não ouvimos com tanta freqüência (borracha de pneus entre outros), de matéria orgânica e papel.
Esses últimos, em especial aqui no Campus, são os que ilustram mais claramente e fixam mais rapidamente a questão da Reciclagem para as crianças.
A reciclagem de matéria orgânica é feita na composteira e, complementarmente mas não necessariamente, no minhocário. Mas demora entre 60 e 90 dias para que o composto mature... As crianças gostam de um pouco mais de rapidez...
Já a reciclagem do papel é um processo rápido e contínuo e de resutados mais imediatos. E hoje, esse foi o assunto e a prática.
Colégio Rio de Janeiro
EM - 2a série - Profa Myrthes, Helena, Valdir
Bacana receber alunos do Ensino Médio.
A dificuldade de conciliar horários de professores de disciplinas diferentes para viabilizar uma atividade integrada como a de hoje reduz em muito as possibilidades de receber aqui alunos a partir da 5a série. Então, não vamos perder tempo e vamos a ela.
A integração dos jovens, devido a suas diferenças, e o natural despertar para o mundo e sua atuação nele encontram nas atividades "em campo" um ótimo cenário para trabalhos interdisciplinares.
Literatura e História (romantismo) foram a base dos trabalhos. Ao final, como "prêmio", uma caminhada até a base da Pedra da Gávea, com direito a sustos, escorregões e, também, brincadeiras. Uns adoraram, outros juraram não mais voltar para uma caminhada dessas. Será?
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Como o assunto é o Dia do Meio Ambiente, o pessoal do Integral fez atividades ligadas ao tema (como se as outras que fazem sempre não fossem... mas deixa prá lá!).
Conversaram a respeito dos danos que foram impostos à natureza e o que deveria mudar.
Andaram pelo Campus com uma responsabilidade maior, até porque caberá a eles uma atuação forte e decisiva no futuro.
Ao final das atividades, fizeram uma caminhada pela trilha grande (não é a que vai para a Pedra da Gávea!), observando as peculiaridades dessa área, que não é freqüentada regularmente, por isso mantendo características bem mais próximas da natureza virgem.
Já no salão, fizeram registros sobre esse dia importante: no papel e em suas consciências.
Colégio Rio de Janeiro
Sábado do Meio Ambiente - 1a à 4a série
Todo dia é dia do Meio Ambiente.
Sim, pois não devemos deixar de lembrar um só dia do ano da importância que ele tem para nós.
E meio ambiente acaba sendo a "mistura" da natureza pura com as intervenções que o homem faz para as suas necessidades, sejam elas moradia, alimentação, locomoção entre outras.
Hoje em dia, com a organização das sociedades e suas necessidades e interesses, natureza é uma coisa que está longe de nós. E que estará cada vez mais se nada for feito antecipando os possíveis danos e estudando-se alternativas para nosso convívio com ela.
E, cada vez mais, momentos onde natureza, escola e família possam estar juntos são de grande importância para todos, em especial as crianças, que têm uma oportunidade de "voltar" a uma época mais sadia, de menor enclausuramento, mais próxima de suas origens e o caminho para o seu futuro.
Trocar um mp3 por uma minhoca, um computador mau usado por uma lente de aumento, um hamburger por pisar num cocô de galinha, um susto com um ladr.. por um com um lagarto, um passeio num shopping por um na floresta, uma vista de um painel publicitário pelo vôo de um tucano. A fumaça do escapamento dos carros pelo cheirinho da chuva na floresta... Acordar com um despertador pelo có-có-ri-có de um belo galo.
Até qualquer hora, gente! E voltem sempre!
Colégio Rio de Janeiro
EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria
Hoje
foi um dia muito legal e especial!
O Canal Futura, interessado em fazer uma matéria sobre o ensino de Educação
Ambiental nas escolas, tanto públicas quanto privadas, escolheu o
Campus para cenário.
E, como
havia uma visitação para essa turminha da Educação
Infantil e do CA, eles foram convidados a participar, mostrando o que
aprenderam na escola e aqui.
Falaram
dos animais, dos insetos, das plantas, de reciclagem, do minhocário,
da horta, do plantio das sementes, da composteira, da importância
de todos os seres vivos para a natureza e a importância da
sua preservação.
Os biólogos foram entrevistados, assim como as professoras, atendendo o objetivo da matéria. Muito legal!!!
Ciranda-Cirandinha
EI - Profa Renata
Retornando
ao Campus e, agora para um trabalho continuado, o pessoal da Educação
Infantil veio com os olhinhos brilhando.
Nessa primeira visita, mais para um reconhecimento e ambientação,
o pessoal viu os jabutis, os patos (e filhotinhos), galinhas, coelhos, cágados,
muitos insetos, a horta e o pomar, a composteira, os micos, que vieram recebê-los,
e, de quebra, deram uma caminhada na trilha do bosque.
Caramba! Muito legal.
De agora em diante, em toda última sexta-feira do mês, essa turminha
estará de volta, cheia de disposição para aprender e trabalhar
assuntos bem variados, todos ligados aos temas de Meio Ambiente e Educação
Ambiental, Reciclagem, Plantio e Colheita, Vida Animal etc etc etc...
Sejam bem-vindos!
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Cheios de
disposição e interesse, hoje foi um dia um pouco diferente.
O grupo que ficou nas atividades de campo dirigiu-se ao quioscão
e lá conversaram um pouco a respeito dos animais de estimação.
A partir disso, e utilizando os conhecimentos do grupo, foram colocadas três
imagens de habitats, nos quais as crianças deveriam colocar os animais
que lá habitam.
Foi muito legal, pois nem todos conheciam a relação entre alguns
animais e seus habitats.
Aproveitando a deixa, para outros encontros estaremos preparando
outras situações assemelhadas para trabalhar com a garotada,
até porque "ovo e verduras não vêm da geladeira".
E uma coisa muito legal: já descendo para se prepararem para o retorno
ao colégio, uma pata (mãe adotiva) e seus 5 patinhos (adotados)
estavam se esquentando ao Sol. Não deu para não fazer um carinho.
Até semana que vem, pessoal.
Curiosa Idade Ed Infantil
EI
- Profas Fátima, Solange e equipe
Legal,
mais uma escola nova a nos visitar!
Dessa vez foi a Curiosa Idade, com sua turminha muito bacana.
A primeira visita é sempre muito interessante, pois apresenta
um número enorme de novidades e as crianças ficam verdadeiramente ´enlouquecidas´,
algumas ficando até confusas com tanta coisa diferente.
Começamos a visita com uma recepção bastante condizente
com o grupo: no salão, foram recebidas pelas biólogas do Campus
e por
um lindo coelhinho, mansinho, que cumprimentou a todos dando umas voltas dentro
da rodinha feita pelas crianças. É interessante vermos como coisas
simples como essas são importantíssimas: a maioria das
crianças quiz fazer (e fez) carinho no coelhinho, mas outras poucas
aparentaram um certo receio. Nossas crianças precisam ter mais contato
com a natureza como um todo, aprendendo a conviver com o que ela nos oferece.
Após essa recepção, foram formados 2 grupos e começaram
as atividades.
Em
primeiro lugar, no caminho para a horta, as ´plantinhas nas pedras e
troncos de árvores´ (líquens e musgos, indicadores de ar
puro), as ´tartarugas´ (jabutis, na verdade), onde viram num macho
e numa fêmea suas diferenças básicas, do que se alimentam etc.
Mais acima, já no lago, viram os patos e as galinhas,
os coelhos e o mar (eles ouviam
o barulho de água batendo no silêncio do caminho, descbriram que
eram ondas mas não tinham visto o mar).
Chegando na horta, os 2 grupos transformaram-se em 3 e cada um foi
para uma atividade: um grupo na horta, outro no pomar e outro
no estúdio.
O pessoal da horta fez uma semeadura na sementeira, passeou pela horta reconhecendo
algumas verduras e legumes, viu também as
plantas medicinais e aromáticas e a rega automática. Outro grupo,
que estava no pomar, viu alguns exemplares de frutíferas, como a bananeira,
com seu cacho enorme, o mamoeiro, a canela, a acerola, a mangueira, o abacateiro
(esses dois ainda jovens), foram ao minhocário, onde (alguns) pegaram
minhocas, viram o coqueiro e, de quebra,
viram a citronela e o repelente produzido aqui no Campus.
Passaram nas mãos para se protegerem dos mosquitos e foram fazer o passeio ´na
floresta´. O terceiro grupo, que estava no Studio Cerâmico, visitou
as instalações, o forno, o torno, onde viram uma peça
sendo feita e, agora motivados a ´sujar as mãos´,
foram fazer uma peça na bancada. Ficaram muito bonitas, por sinal.
Após essas atividades, todos se juntaram para o lanche, no quioscão.
Comeram à vontade e separaram as cascas de tangerina para
uma atividade na composteira.
Terminado o lanche, voltaram a se dividir em 3 grupos e fizeram um rodízio
nas outras duas atividades
que ainda não tinham visto.
Devido ao avançado da hora, alimentaram os patos e galinhas na descida
para o salão, mas não puderam ver a estufa, dessa vez. Mas mesmo
assim ganharam umas mudinhas para levar para a escola
e para cuidarem delas.
Essa turminha já deixa saudades. Foi muito bacana recebê-los.
Voltem sempre que desejarem!
Colégio da Providência
1as
séries - EF I - Coord Helena, profas Luciana e Rosimarie
Nesta
visita, agora das 1as séries, um grupo também muito animado
e comportado foi recebido no salão pelo... coelhinho, pois o pessoal
do Campus estava atrás de girinos para ilustrar parte da visita.
Após as apresentações e recomendações de
costume, os alunos foram divididos em três grupos, um com cada biólogo.
O início da visitação começou com a observação,
logo no início do caminho para a horta, com os líquens, as bromélias
e as briófitas, que são os musgos, que vivem nas pedras e troncos
de árvores. As crianças aprenderam que esses líquens são
bioindicadores da poluição ambiental, ou seja, quanto mais e
maiores existirem, mais limpo é o ar.
E
a curiosidade não parou por aí: no espaço reservado
para os jabutis aprenderam a diferença entre tartarugas, cágados
e jabutis, a diferença entre os machos e as fêmeas, do que
se alimentam etc.
As
aranhas e suas teias, uma delas com uma libélula recém capturada,
chamaram a atenção das crianças.
Chegando
ao lago, puderam ver os patos e os cágados. Lá também
viram, no galinheiro, os galos e galinhas. Aprenderam algumas diferenças
entre essas aves, seus hábitos alimentares e partes de seus
corpos (pés, bicos, plumagem). Os coelhos, dessa vez, apareceram
para a alegria geral das crianças: vieram
comer um pouco de ração. Mas sempre, ao final do dia,
eles retornam à procura
de abrigo contra os predadores.
Uma vez
na área da horta, cada grupo foi para uma atividade diferente, visitando
a horta, a sementeira (onde plantaram algumas sementes e ouviram a explicação
do porquê dela), o pomar, o minhocário
(algumas crianças pegaram as minhocas sem o menor problema - viva
as crianças!), a colméia, as plantas medicinais (usaram o repelente
de mosquito que
aqui produzimos com a citronela)
e aromáticas. A
diferença entre verduras e legumes foi assunto na horta. Infelizmente,
no pomar apenas uma acerola foi encontrada no pé, pois alguns
pássaros as adoram e, ´como não sabiam da visita das
crianças´, comeram as que encontraram.
Pés de mamão, canela (aquela da banana frita), banana, tangerina,
abacate, manga, esses dois últimos ainda jovens,
foram
mostrados às crianças.
Na
hora da colméia, algumas crianças ficaram preocupadas, mas a
nossa é de abelhas-cachorro, sem ferrão e mansas. Mas mesmo
assim, para não agitá-las, em duplas chegaram bem pertinho delas.
Após a visita na horta, as crianças já estavam pensando
no lanche;
mas antes foram alimentar os patos, no lago.
Agora
sim, pausa para o lanche!
Em seguida, hora da caminhada na trilha!
Organizados em 3 grupos, seguiram mata adentro. Viram cogumelos
decompondo velhos troncos caídos, jaqueiras enormes com seus frutos
também enormes, suas sementes, sentiram o ar da floresta,
viram as folhas caídas em diversos estágios de decomposição,
mais líquens e musgos, ouviram o canto de vários pássaros,
alguns muito diferentes.
No final da trilha, receberam a visita de um..... urubu, bem bonito,
por sinal.
A ponte pensil do circuito da tirolesa também foi visitada pelas crianças,
com todo o cuidado.
Já de
volta ao salão, fizeram uma técnica de desenho com uma folha
de árvore que recolheram na trilha e outra de papel, produzindo desenhos
muito bonitos, que foram levados para a escola.
Levaram, também, alguns exemplares de minhocas para um trabalho e 4
mudinhas de plantas, para plantar e cuidar.
Valeu, turma, vamos sentir saudades!
Colégio da Providência
2as
séries - EF I - Profas Maria do Carmo,
Mariza e Tatiane
Uma
das primeiras escolas a nos visitar desde o início das atividades
do Campus Ecológico do Joá, agora o Colégio da Providência
retoma suas visitações com as 2as séries.
Um grupo bem animado e comportado foi recebido pelo pessoal do Campus e também
por um coelhinho muito simpático, que atrasou um pouco as apresentações
e recomendações de costume.
Divididos em dois grupos, um com cada biólogo, vieram fazer uma visita
geral, vendo os animais, as plantas e o espaço onde nos situamos.
Começaram a visita observando as briófitas (musgos), as bromélias
e os líquens nas pedras e troncos de árvores, sinais característicos
de uma atmosfera não poluída (bioindicadores de poluição).
Mais diante, já na área dos jabutis, puderam ver um casal deles
se alimentando e que serviu para mostar a todos a diferença básica
entre o macho e a fêmea.
As
aranhas na pedra também foram alvo de sua curiosidade, com teias
magníficas, algumas com alimento guardado.
Já no lago e galinheiro, puderam ver os patos, os cágados, os
galos e as galinhas e conheceram algumas particularidades desses animais, como
habitat, reprodução e alimentação. No momento da
visita, os três coelhos não apareceram, frustrando as crianças.
Mas eles são assim mesmo: apesar de existir uma área exclusiva
para eles, sempre dão uma fugidinha para se alimentar no bosque, retornando
mais à tarde, para comer a ração e se protegerem dos predadores.
Chegando na horta, puderam ver a maravilhosa vista da imponente Pedra da Gávea,
nossa fronteira nos fundos do terreno.
Na sementeira, equivalente à maternidade dos seres humanos, observaram
como é feito o plantio e a proteção das sementes para
uma melhor germinação e posterior escolha dos melhores exemplares
para, em seguida, o plantio definitivo nos canteiros.
Na horta puderam ver diversas verduras e legumes, confirmando o que aprenderam
em sala de aulas: o que é legume e o que é verdura, por exemplo.
No pomar viram alguns exemplares de pés de mamão, tangerina,
acerola, canela, viram também pés de citronela, com o que fazemos
aqui um repelente
natural de mosquitos.
Ainda no pomar, onde mantemos uma colméia de abelhas-cachorro, as crianças
viram a organização da colmeia e o entra e sai de operárias
no árduo trabalho de ir e vir com carregamentos da matéria prima
para a produção do mel: o néctar das flores. Essas abelhas
não têm ferrão e se prestam muito bem a uma observação
por crianças.
As
minhocas também foram alvo da curiosidade de todos, mas sem aquela distância
tão comum nos adultos (arghhh...). Após essa movimentação
toda, um bom lanche deu mais energia para continuarem a visita.
Agora, retornando ao lago, levaram folhas diversas para alimentar os patos
e galinhas, que adoram folhas da horta.
Já de volta ao Salão, registraram em papel suas experiências
nessa visita e, para se lembrarem de nós, levaram, cada turma, duas
mudinhas de plantas cultivadas na estufa para plantar na escola.
Muito legal e proveitosa essa visita.
Colégio Rio de Janeiro
PI - Profa Ana Margarida
Hoje, o
pessoal do Integral veio disposto a debater um assunto muito importante,
ainda mais para eles: a importância do meio ambiente
para o futuro do planeta.
Durante o dabate, chegaram à conclusão de que eles também
têm parte
nesse futuro e o que caberia a eles fazer para melhorar
e preservar a natureza.
Para deixar isso registrado, fizeram uma redação sobre o assunto,
fizeram desenhos sobre o que mais gostavam e o que aprenderam em atividades
anteriores.
Mas como até os pensadores precisam arejar a mente, por último
andaram na ponte pensil do circuito da tirolesa.
Ed
Infantil - Profs Carmen, Bruna e Adhemar
Um
evento no Campus Ecológico do Joá foi o cenário
para a comemoração do Dia das Mães pelos
alunos do Mini Batutinhas.
Mas o dia anterior foi de chuva, deixando todos preocupados, pois as atividades
programadas seriam ao ar livre, junto da natureza.
Na manhã de sábado choveu forte no Leblon, Ipanema e arredores
e, apesar de em São
Conrado não ter chovido nada, as atividades com o primeiro grupo
de alunos não ocorreram. Realmente uma pena.
Mas o segundo e o terceiro grupos puderam curtir uma manhã maravilhosa.
Orientados
pelo prof Adhemar e sua equipe, mães e filhos realizaram diversas atividades
juntos, seja ouvindo
explicações sobre as diversas coisas encontradas no Campus, seja
desenhando ou, ainda, ouvindo e cantando músicas.
Ao final da visitação de cada grupo, uma mesa com sucos e sanduíches
os aguardava no Salão.
Isso sem falar no parquinho, alegria de toda a garotada.
Escola Sá Pereira
Ed
Infantil - Profa Jade
Logo
em sua primeira visita ao Campus Ecológico, essa
turminha mostrou que estava realmente disposta a estudar.
Parte
do projeto desenvolvido na escola, vieram ver na natureza
como são as casas das abelhas e borboletas.
Mas isso, só mesmo após um passeio inicial pelo Campus para conhecer
o espaço.
No caminho para a horta puderam ver lagartas se alimentando de uma
folha, as minhocas no minhocário, as tartarugas (jabutis e cágados,
na verdade), patos e galinhas, coelhos, o cipó etc.
Mas, como havia uma tarefa por fazer... foram
todos para o quiosque onde viram, nas caixas entomológicas, alguns exemplares
de insetos encontrados no Campus.
Ouviram
sobre as borboletas e abelhas e, como
nesse dia estavam visitando o Campus dois
biólogos amigos, estes se puseram a trabalhar,
também, orientando as crianças.
Após isso tudo, um lanche caprichado para repor as energias e... mais
atividade.
Desta vez com girinos, que sempre encantam as crianças. Alguns exemplares
foram separados e encaminhados para a escola para as crianças acompanharem
seu desenvolvimento.
Colégio Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
Em
mais essa atividade da turma do Integral, a turma, como sempre,
foi dividida em dois grupos.
Um deles foi para a cozinha praticar o Inglês, preparando os quitutes
incríveis com a ajuda da profa Ana Margarida. Maravilha...
O outro grupo foi para o Salão observar as caixas entomológicas,
na verdade nosso ´museu´, diferenciando os diversos tipos de insetos
lá fixados.
E, nessa linha de trabalho, tiveram uma introdução sobre a vida
das abelhas e borboletas, insetos comuns aqui no Campus (apenas para tranqüilizar
a todos, as abelhas de que falamos são as conhecidas como abelhas-cachorro,
sem ferrão). Muito legal.
Ao final dessas atividades, pintaram desenhos sobre o tema e, como ninguém é de
ferro, puderam andar um pouquinho na ponte pensil do circuito da tirolesa,
ainda não inaugurado. Mas já deu para ter uma idéia do
que vai ser. Uauu...
Jardim Botânico Ed Infantil
JI
- Profa Andreia
Na
primeira visita deste ano, a turminha chegou bem animada.
Após as apresentações e recomendações de
costume, uma surpresa agradável: um coelhinho veio visitar as crianças
e, muito mansinho, deixou-se acariciar por todas. Sucesso
total.
No caminho para a horta, as tartarugas (jabutis, na verdade) foram
a primeira parada: a diferença do macho e da fêmea, qual a diferença
do jabuti, cágado e tartaruga, estas foram as perguntas do pessoal.
Mais adiante, no lago, foram recebidos pelos patos e mais tartartugas
(cágados). Aproveitaram a oportunidade e alimentaram os animais com
folhas trazidas da horta pelo pessoal do Campus.
No
quioscão, começaram a atividade que os trouxe, de fato, ao Campus:
trabalhar o Ciclo da Água.
Primeiramente, houve uma explicação no tradicional quadro de
giz, com direito a desenhos das crianças e tudo mais.
Em seguida, foi a vez do experimento prático: divididos em grupos, recolheram
terra, pedrinhas, plantinhas, insetos e água e construiram
um terrário, lacrando-o em
seguida, para que a evaporação da água formasse, no topo
do terrário,
pequenas gotas d´água, representando as nuvens e a chuva, formando-se,
assim, o Ciclo da Água. Para ajudar a fixar os assuntos tratados, todos
se puseram a desenhar o que mais gostaram de ver nessa visita.
Como estava um dia bonito, os tucanos e micos apareceram para alegrar ainda
mais a criançada.
Ainda
na horta, visitaram os canteiros e a sementeira, identificando alguns
tipos de verduras e legumes cultivados nela.
Por último, já no final da visita, fizeram um pequeno passeio
(acompanhados da professora, é claro) na ponte pensil, parte do circuito
da tirolesa.
Valeu, criançada, voltem sempre que quiserem!
Colégio Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
Após
a chegada movimentada, típica de gente com saúde
e disposição, os grupos foram logo se dividindo:
o pessoal da atividade na cozinha, desta vez acompanhados
também pela Marlene,
auxiliar da Ed Infantil, foi direto tratar de suas ´obras
de arte gastronômicas´. Pela quantidade de mantimentos
que trouxeram, lá se vai por água abaixo o
regime de todos...
O outro gruo foi direto preparar um experimento bem bacana: simular a penetração
da água
no solo, como ocorre na crosta terrestre.
Após uma pequena introdução sobre o assunto, o pessoal
preparou o experimento, com amostras de solo daqui do Campus.
Assim, puderam ver como se comporta a água de acordo com a permeabilidade
de cada tipo de solo e seus efeitos.
Em especial, uma coisa bem bacana: o trabalho em equipe.
Qual será a próxima atividade? Aguardem...
Colégio Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
Nessa
visita a atividade envolveu folhas, seus diferentes tipos.
Para isso, os alunos coletaram vários tipos de folhas: grandes, pequenas,
lisas, ´peludas´, redondas, ponteagudas, grossas, finas, retas,
dentadas etc.
Com
o conjunto diversificado de folhas, todos
puderam observar as diferenças entre elas e perguntaram
a valer sobre essas diferenças.
Taí uma
aula bem interessante.
Enquanto isso, o pessoal que estava com a profa Ana Margarida trabalhava para
valer em suas criações culinárias, para nosso desespero
(são muito convidativos os quitutes...).
Até a próxima, gente!
Colégio Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
Num
lindo dia de Sol, mais atividades para essa turminha muito
legal!
O grupo dos menores, inicialmente com a Profa Ana Margarida, foi ´perturbar
o juízo de todos´ com aqueles quitutes ma-ra-vi-lho-sos na cozinha,
ou melhor, kitchen.
Os maiores acompanharam a Elaine nas incursões na horta, desta vez com
o objetivo de entenderem e comprovarem, na prática, o Ciclo da Água.
Para isso, coletaram pedras, minhocas e terra adubada, criando um terrário, representando
uma pequena parcela do ambiente do Joá.
O terrário, herméticamente fechado, favorece
a verificação da condensação do vapor d´água
presente na atmosfera, a partir da evapoação natural ou forçada
da água existente no solo (no caso do terrário), e sua precipitação
de volta ao solo, fechando-se assim o Ciclo da Água.
Muito legal e concreta esta atividade. Valeu, Elaine!
Colégio Rio de Janeiro
PI
- Profa Ana Margarida
Após
um longo período de férias, o pessoal do Integral
retornou bem animado ao Campus.
E, para começar, todos contaram as novidades e acontecimentos das férias.
Então, partiram para as atividades. Como de costume, um grupo ficou
com a Profa Ana Margarida nas atividades da Imersão em Inglês,
preparando delícias na cozinha, em Inglês, é claro!
O outro grupo, acompanhado pela Elaine, subiu em direção à horta.
Como havia alunos novos na escola que nunca tinham visitado o Campus, foi feita
uma apresentação do esaço para eles, que ficaram muito
impressionados.
Na horta identificaram, colheram e deram como alimento aos patos e galinhas
algumas verduras lá existentes.
Houve surpresa, também, com o crescimento e as modificações
em alguns animais de um ano para o outro.
Valeu! Bom retorno para todos e até semana que vem..