Dezembro 15, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI - Profa Ana Cristina

A atividade de hoje um pouco com as outras desse grupo. Porque? Um olhadinha na foto já dá para entender.
Mas as crianças não deixaram nada a desejar aos maiores.
Tanto pelo interesse como pela facilidade com que se adequaram a instrumentos mais científicos, como a lupa estereoscópica (foto).
Realmente, um mundo totalmente novo se abre aos nossos olhos quando usando um equipamento desses.
A "casa" das traças, que coisa linda! Um simples grão de areia, um pequeno inseto, entre outras coisas desse mundo microscópico, apresentam-se de uma forma nunca imaginada.
Assim, a atividade, puramente de observação, foi um sucesso!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 9, 2006

Mini Batutinhas - Capoeira

EI - Prof Bruno

Recebemos, neste dia, todo o grupo de Capoeira do prof Bruno Jacques.

Muita gente miúda já integrada a essa cultura.
Foi um trabalho de encerramento das atividades de Capoeira de 2006.

Houve apresentações, por grupo, para os pais e familiares, bem com premiação e um farto lanche, bem natural.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 7, 2006

Escola Bloom

EI - Profas Denise e Eliane

Aqui no Campus trabalhamos com crianças e, também, com seus professores e profissionais que apoiam o processo educacional deles.

Assim, hoje recebemos os profissionais da Bloom para uma atividade específica, com sua psicóloga.

É muito interessante e produtivo esse tipo de trabalho, não só pelo espaço diferente do tradicional, como pelas possibilidades e diferenças aqui encontradas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 6, 2006

Colégio Rio de Janeiro

1a série - EF I - Profa Renata

Durante o ano letivo, os alunos estudaram sobre plantas medicinais, germinação, borboletas, joaninhas e caracóis. Agora, chegou a hora de ver, na prática, essa parte fantástica da natureza.
Quando chegaram, foram direto para quioscão para receber as orientações da bióloga do Campus.
Na primeira atividade, os alunos dividiram-se em dois grupos e plantaram mudas de capim limão e erva cidreira e fizeram chá de capim limão para ser servido no lanche.
Na segunda, eles plantaram sementes de manjericão e couve de Bruxelas. Foi escolhido um aluno para explicar sobre a germinação.
Na hora do lanche, todos aproveitaram e cantaram parabéns para uma aluna que estava aniversariando, com direito a bolo de chocolate e chá de capim limão.
Depois do lanche, foram para salão principal, onde desenvolveram a última atividade: pegaram algumas borboletas e conchas de caracol e observaram na prática a beleza da borboleta e as particularidades da concha do caracol.
Até o ano que vem, pessoal!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dezembro 4, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Hoje, último dia de visita deste ano dos alunos do Integral, fizemos uma atividade diferente.
As crianças foram divididas em dois grupos e fizeram uma competição, onde uma pessoa sem educação (a bióloga!!!) jogava "lixo" (bolinhas de papel) no ambiente e elas, como defensoras da natureza, tinham que encontrar e recolher as bolinhas.
Elas estavam escondidas em lugares como o minhocário, a horta, entre as árvores frutíferas e em outros lugares no Campus.
No final da competição, que foi realizada duas vezes deu empate! Sem marmelada!
E a turma da Imersão: onde estava? Vejam nas fotos!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 13, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

É realmente muito bacana vermos a relação das crianças com os animais.
Buck, um dos coelhos aqui do Campus, criado conosco desde muito pequeno, apaixona qualquer um.
Muito manso, não gosta de muita agitação, mas adora um carinho... Vivia solto aqui dentro, freqüentando todos os lugares, encontrando as crianças seja no salão, seja pelo caminho.
Mas, recentemente, após uma fuga cinematográfica pela Estrada do Joá, correndo o risco de atropelamento, foi "confinado" no espaço do cuniário/galinheiro, até providenciarmos telas para evitar suas fugas.
Em outra atividade, o pessoal preparou mudinhas para reflorestamento, num dos programas aqui do Campus
.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Novembro 6, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

O desenvolvimento de uma planta é sempre motivo de observação e aprendizado. E o pessoal do Integral tem a vantagem de poder acompanhar esse processo semanalmente.

Nesta visita, os alunos plantaram mudas de cravo da índia, com o objetivo de verificar o seu desenvolvimento, programando isso para a última visita deste ano.

Além disso, como de costume, fizeram atividades também com os animais, no minhocário e na horta.

No salão, a turminha ainda fez bonequinhos de papel reciclado com cola, fantasminhas motivados pelo Halloween.

E o pessoal da Imersão, na cozinha, "arrebentou" nos docinhos. Que legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 30, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Com as meninas desafiando os meninos na semana passada, uma nova gincana de coleta de sementes foi feita.
As sementes coletadas na semana passada foram dispesadas na
trilha.
E, dessa vez, valeu o que disseram as meninas: a gincana acabou empatada.
Na semana que vem, o pessoal deverá preparar essas sementes para o plantio. Muito legal!
E, na kitchen, já foi dia de bruxaria!!! As crianças prepararam horrible hands para distribuir aos colegas!!!. O recheio??? Pop corn salgadinha para ser degustada no lanche da tarde. Arghhh!!! Happy Halloween!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 23, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Com tanta variedade de árvores no Campus, há também muita variedade de sementes que caem no caminho.
Como no cimento
elas não se desenvolvem, os alunos do Integral fizeram uma gincana, dividindo-se em dois grupos (meninas e meninos), para coletar o maior número de sementes e a maior variedade delas.
No final, os meninos ganharam, mas as meninas os desafiaram
dizendo que, na próxima semana, na gincana para semear, elas vão ganhar.
Vamos ver...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 16, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

As bromélias são plantas epífitas, cujas raízes se fixam nas árvores ou em troncos velhos.
Entre as folhas da bromélia ficam alojadas águas das chuvas, formando um microecossitema, onde vivem diversos microorganismos, insetos e algumas espécies de pererecas, que visitam as bromélias para se alimentar e colocar seus ovos.
Tanta biodiversidade em um pequeno lugar orientou o trabalho
dessa visita. Com a ajuda de uma lupa estereoscópica, os alunos do CRJ observaram esse ecossistema fantástico, inclusive vendo vários microorganismos alimentando–se de matéria em decomposição.
No final das atividades, uma surpresa incrível: fomos visitados por um casal de lagartos enormes!!!!
E, na aula de Culinária da Imersão, as crianças prepararam dois deliciosos chocolate cakes em homenagem a duas pessoas muito especiais que aniversariavam nessa semana: a teacher Kika, do grupo I, e a Jacqueline, professora do Integral. Happy Birthday to you!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 09, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Nessa visita, por estar um dia meio instável, com o chão de terra bem úmido devido às recentes chuvas, todos os trabalhos foram feitos no salão.
Mas nem por isso não foi uma atividade legal!
De posse de uma lupa estereoscópica (uma "lente de aumento" binocular, como um microscópio), viram muitas curiosidades desse mundo maravilhoso que nos cerca, mas de um tamanho menor, dificultando nossa observação.
Sementes, cascas, insetos, terra, tudo visto na lupa ganha outra dimensão, mostrando coisas maravilhosas.
Ao final, registraram no papel essas experiências. Isso tem que virar exposição... Vamos aguardar.
E o pessoal da Imersão em Inglês estava na kitchen, preparando lindos cup cakes, em homenagem ao Children´s Day, com direito a cobertura e confeitos coloridos. Uma verdadeira festa! Just like in the cartoons!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 04, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

O pessoal do Integral do CRJ participou do "mutirão de replantio" na horta.

Para não "ficarem para trás", os alunos da EI e CA fizeram o seu mutirão no bosque, replantando diversas mudas cultivadas na estufa.

Cavaram os buracos, adubaram, colocaram as mudas, fecharam o buraco e regaram bem as mudas.

Agora, sempre que vierem nos visitar, vão acompanhar o crescimento delas. E vamos ver no que vai dar... Até lá!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outubro 02, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Aproveitando a colheita de verduras e legumes na horta, o pessoal do P. Integral aproveitou e participou do "mutirão de replantio".

Com os conhecimentos adquiridos ao longo de muitas visitas ao Campus, as crianças prepararam a terra com nutrientes naturais, oriundos da decomposição natural de restos de cascas de legumes, frutas, de ovos etc na composteira, e transplantaram mudinhas germinadas na sementeira para os canteiros.

Ver esse trabalho feito pelas crianças é muito compensador, principalmente pela naturalidade com que realizam as tarefas e a importância dada por elas a todos os processos. Valeu!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 28, 2006

Escola Bloom

EI - Profas Denise e Eliane

Mais uma nova escola nos visita. E foi com muita alegria que recebemos a Escola Bloom, do Itanhangá, para duas visitas, uma pela manhã e outra à tarde.

Veio tanta gente que foram necessários 2 biólogos para a atividade, dividindo as turmas, tanto pela manhã como à tarde, em dois grupos. E que gente legal!

Reunidos no salão, foram apresentados aos biólogos e informados das atividades que aconteceriam, dos cuidados a tomar e partiram para o trabaho.

Na subida para a horta viram os líquens ("cooperação" entre um fungo e uma alga), que são indicadores da qualidade do ar), viram também os jabutis, os patos, os cágados e galos e galinhas. Isso sem falar nas lagartixas, formigas, aranhas, tucanos, passarinhos diversos, muitas árvores enormes e rochas igualmente grandes. E Buck, nossa coelhinha mansinha, bem acostumada a crianças, estava esperando por carinhos e afagos. Ainda pararam no cipó do lago, para fotografias. Todo mundo pára lá. É muito bonito e grande.

Na horta, viram verduras e legumes, a sementeira, um ninho de passarinho bem pertinho, e o pomar. Mas já era hora do lanche, que teve a participação de algumas asas delta bem pertinho...

Após o lanche, começaram as atividades na horta: um grupo foi para a composteira preparar uma seção dela com o material trazido de casa (cascas de legumes, de frutas, de ovos etc), depois foram para o minhocário ver as minhocas. Houve gente que não quis nem chegar perto, mas outros tocaram nelas, sem problema.

Enquanto isso, o outro grupo estava na sementeira, aprendendo como se faz a preparação da terra para receber a semente, a rega e os cuidados para uma boa germinação, indo depois para a horta ver as verduras e legumes, tocar neles, ver as flores que depois se transformarão nos frutos.

Depois, os grupos trocaram de atividades. Ao final, um passeio pelo bosque, para verem mais de perto a "floresta" e o pau-Brasil bem de pertinho, sentirem o cheiro característico da mata, a pureza do ar.

À tarde, foi a mesma animação e repetiram-se as atividades, agora com o grupo de alunos desse turno.

Após um dia de muita atividade, todos retornaram à escola satisfeitos, levando algumas mudinhas de nossa estufa para plantio na escola.

Obrigado a todos e voltem sempre!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 20, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Na atividade desenvolvida hoje, as crianças caminharam pelo Campus observando tudo que lhes parecia interessante e marcante. Depois, no salão, com o auxílio de massinhas coloridas, procuraram retratar bichos, árvores, grutas, aranhas e outras coisas mais que viram.

Muito legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 11, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

O bacana do pessoal do Integral é que, devido à freqüência semanal de suas visitas, eles têm a possibilidade de ir muito mais fundo nas práticas aqui no Campus.

Diferentemente das atividades realizadas nas salas de aula tradicionais, as aqui realizadas costumam demorar mais na sua preparação (no campo) e, principalmente, nos seus resultados. O processo de compostagem demora de 60 a 90 dias, a germinação, dependendo da semente, pode demorar de 3 dias a semanas, a transformação do composto em húmus algo em torno de 30 dias.

Assim, a freqüência semanal permite acompanharem a par e passo todo esse desenvolvimento, com seus tempos distintos. E, hoje, a tarefa foi prepararem mudas para a estufa, já vislumbrando algum trabalho de replantio aqui mesmo no Campus ou, quem sabe, doando mudas para outras escolas que nos visitam. Bacana!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Setembro 06, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje, as crianças fizeram uma atividade muito legal.

Aproveitando a animação de outras turmas que nos visitaram e que gostaram muito da atividade, foi todo mundo para a cozinha fazer... papel reciclado e bichinhos de papel dissolvido e cola.

Foi uma alegria só. Picaram papel em pedacinhos bem pequenininhos, colocaram com água no liquidificador e prepararam uma massa bem líquida, para o papel reciclado, e outra mais densa, para os bichinhos.

Ao final, uma agradável surpresa! Agora é esperar secar e ver o resultado.


---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 30, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje foi um dia de observação no Campus. A tarefa era descobrir coisas diferentes, observá-las e falar a respeito delas.

Foram insetos, sementes, fungos, além de folhas, galhinhos flores.

Quanto aos insetos, aprenderam a importância deles para a polinização das flores de certas plantas. Como exemplo, viram as formigas polinizando a flor da abóbora, na horta.

Deram exemplos de insetos e aprenderam a diferenciá-los através de suas caraterísticas básicas, como 6 pernas articuladas, geralmente com 1 par de antenas.

Observaram, também, como alguns insetos se camuflam para fugir dos seus predadores. Por exemplo, a borboleta, cuja asa pode parecer uma coruja, ou se assemelhar à cor da casca de árvores. E bicho-pau, muito diifícil de ver porque é um galhinho perfeito.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 28, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Dentro do tema minhocas, há muito o que explorar.

Então, a atividade de hoje se traduziu em aprimorar os conhecimentos a respeito desse verme anelídeo.

Como vive, como se reproduz, de que se alimenta, qual seu tamanho máximo, qual o tempo de vida, quais as características dos locais onde vive, quem é seu predador, qual sua utilidade no ecossistema.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 21, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Continuando com a atividade da semana passada (plantas medicinais), aprenderam mais sobre essas plantas e plantaram mais exemplares.

E, ao final, ainda provaram alguns chás (capim limão e erva cidreira).

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 14, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

A atividade de hoje foi diferente das habituais: trabalhar com plantas medicinais. É muito interessante quando as crianças vêem plantas que, de alguma forma, têm características de remédio (não será o contrário?). A hortelã, o capim limão, o anis, a menta, o manjericão, por exemplo. Após as explicações necessárias e as perguntas interessadas de sempre, partiram para a horta, onde há um espaço reservado para as medicinais.

Cavaram os buracos, adubaram, colocaram as mudas, fecharam o buraco e regaram as mudinhas.

Qualquer dia desses vamos fazer uns remédios caseiros (vick vaporube, por exemplo), para a turminha ver como se faz um medicamento.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 09, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje é um dia especial: dia de plantar mudas de plantas medicinais.

Com a animação de sempre, a turminha subiu o caminho da horta com as mudinhas que escolheram na estufa.

A atividade envolveu conhecer algumas plantas medicinais e sua utilidade. Erva cidreira (chá da folha e xarope, como calmantes, para gripe e bronquite; chá e xarope, para prisão de ventre e gases; chá com sal, para dar aos animais), boldo (macerado das folhas, para má digestão, fígado, gastrite e dor de cabeça) e terramicina (chá das folhas novas, para febre e dor de garganta, pomada, para machucados; chá da planta inteira, para dor de barriga e infecção; é usada também para alimentar as galinhas) foram as escolhidas.

E mãos à obra: pazinhas para cá, terra para lá, muita movimentação. Ao final, as mudinhas plantadas foram regadas e, agora, é só esperar.

E, já que falamos que essas plantas também são utilizadas para alimentar os animais, patos e galinhas se fartaram.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Agosto 07, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Depois de umas férias revigorantes, estamos aqui novamente! E cheios de disposição. Mas antes, que tal contar as novidades das férias?

Depois disso, uma atividade muito interessante: o que é o vento, como se forma, como podemos utilizá-lo. Tudo isso, é claro, na linguagem deles.

E assim foi que fizeram belos cata-ventos, com muita engenharia... Legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 13, 2006

Colégio A. Liessin - Barra

Jardim I - Profas Cláudia, Andrea e Laise

Retornando mais uma vez ao Campus, dessa vez a turminha foi do Jardim I.

E, para receber esse pessoal muito interessado, ninguém melhor que Buck, nossa mais nova coelha (o nome seria mais apropriado para coelhos e foi dado a ela pois pensávamos que fosse um coelho...).

Muito mansinha, não se perturba muito com crianças, principalmente se houver por perto umas casquinhas de melão...

Depois dessa recepção, a apresentação do pessoal do Campus e as informações de segurança: não sair da trilha, não andar na frente da bióloga, não empurrar o amigo, não correr, não pegar nada no chão sem avisar primeiro etc.

A visita foi completa: visita aos jabutis, aos patos, aos cágados, às galinhas. Passeio pela horta com direito a tocar nas plantinhas, tentar identifcá-las, sentir suas texturas e cheiros, plantar suas sementes.

Como uma das atividades programadas era na composteira, as crianças trouxeram de casa restos de alimentos (cascas de frutas, de legumes, de verduras e de ovo) e prepararam uma das seções dela. Viram, também, uma outra seção já em maturação, com material trazido por alunos de outra escola em visita anterior.

Depois, foram ao minhocário para verem o que há de melhor para a adubação das plantas. E se divertiram tocando no húmus das minhocas e pegando algumas delas nas mãos. Sem o menor problema. Depois, foi só lavar bem as mãos.

Terminada a visita, ainda sobrou um tempinho para alimentarem os patos e galinhas com algumas folhas retiradas da horta. Patos e galinhas adoram esta parte das visitas...

Até a próxima, gente!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 12, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje é dia de minhoca!

O contato das crianças com pequenos animais, insetos e outros bichos, visualmente falando ou até mesmo tocando-os, é uma experiência muito interessante e importante.

Galinha não tem dente, borboleta também não, minhoca é um "bicho" esquisito, é gelada, grudenta mas não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.

E, assim, as crianças passam a se relacionar com outros seres vivos, conhecendo suas características, os cuidados necessários, suas utilidades etc, perdendo o natural medo do desconhecido, aprendendo a conviver com eles, com naturalidade.

E reforçando, também, conceitos de saúde e higiene. Pois é isso aí: mãos à obra (ou na minhoca)!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 10, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

E o assunto ainda é o papel reciclado. Gostaram tanto da prática que ainda há muito o que aprender, se divertindo. Pois vamos lá, a imaginação é o limite. Será que vai dar para fazer uma exposição depois?

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 07, 2006

Ciranda-Cirandinha

EI - Profa Renata

Nesta visita, preparamos para a turminha da Ciranda-Cirandinha uma atividade bem bacana, apesar de um pouco demorado o resultado: o plantio de sementes na sementeira.

Muito interessadas na atividade, as crianças primeiramente aprenderam como é o processo de germinação e seleção das melhores mudas para o plantio definitivo na horta. Em seguida, receberam sementes de hortaliças e, uma a uma, elas fizeram no substrato (terra adubada) um pequeno furinho e colocaram lá a semente, tampando-o. Depois, regaram a terra. Agora, é só aguardar a próxima visita para ver o que acontecerá....

Como os patos e galinhas estavam com fome quando as crianças subiram para as atividades, todas fizeram uma incursão na horta para pegar algumas verduras para alimentar os animais. As crianças gostam muito dessa atividade (e patos e galinhas também...)

Agora, no quioscão, as crianças montaram uma tartaruga e, com o auxílio do quadro de giz, relacionaram alguns animais a seus habitats.

Já perto do horário de retornar à escola, ainda deu para alimentarem o coelho. Até a próxima visita!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 26, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EM -1a série - Coord Cátia e Prof Júlio Cesar

Sempre existe grande dificuldade em conciliar os horários de professores de diversas disciplinas para a realização de um trabalho fora da escola envolvendo todos esses professores.

Mas, desta vez, isso foi possível e aqui estiveram alunos da 1a série do Ensino Médio do CRJ.

A atividade interdisciplinar, proposta como desafio pelo professor Júlio Cesar, tratou de uma comunidade agrícola e seus problemas advindos da necessidade de aumento da produção devido à demanda x área a desmatar para o plantio x fontes de energia e insumos x reflexos para a comunidade, e pode ser vista no link.

Após terminado o primeiro tempo, com debates acalorados bem dentro da proposta, para relaxar (?!?) uma boa caminhada até a base da pedra, com direito a umas aventuras. Sem mortos nem feridos, apenas cansados.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 26, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

E não é que eles gostaram!

Então, sem perder tempo, continuaram o que já haviam feito na aula passada e fizeram não só papel como pequenos objetos, agora adicionando cola.

Bem legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 19, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Quando se fala em Ecologia e Educação Ambiental, não se pode deixar de falar em Reciclagem.

Reciclagem de latinhas de alumínio, de metais e plásticos diversos, de vidro, de outros materiais que não ouvimos com tanta freqüência (borracha de pneus entre outros), de matéria orgânica e papel.

Esses últimos, em especial aqui no Campus, são os que ilustram mais claramente e fixam mais rapidamente a questão da Reciclagem para as crianças.

A reciclagem de matéria orgânica é feita na composteira e, complementarmente mas não necessariamente, no minhocário. Mas demora entre 60 e 90 dias para que o composto mature... As crianças gostam de um pouco mais de rapidez...

Já a reciclagem do papel é um processo rápido e contínuo e de resutados mais imediatos. E hoje, esse foi o assunto e a prática.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 08, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EM - 2a série - Profa Myrthes, Helena, Valdir

Bacana receber alunos do Ensino Médio.

A dificuldade de conciliar horários de professores de disciplinas diferentes para viabilizar uma atividade integrada como a de hoje reduz em muito as possibilidades de receber aqui alunos a partir da 5a série. Então, não vamos perder tempo e vamos a ela.

A integração dos jovens, devido a suas diferenças, e o natural despertar para o mundo e sua atuação nele encontram nas atividades "em campo" um ótimo cenário para trabalhos interdisciplinares.

Literatura e História (romantismo) foram a base dos trabalhos. Ao final, como "prêmio", uma caminhada até a base da Pedra da Gávea, com direito a sustos, escorregões e, também, brincadeiras. Uns adoraram, outros juraram não mais voltar para uma caminhada dessas. Será?

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 05, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Como o assunto é o Dia do Meio Ambiente, o pessoal do Integral fez atividades ligadas ao tema (como se as outras que fazem sempre não fossem... mas deixa prá lá!).

Conversaram a respeito dos danos que foram impostos à natureza e o que deveria mudar.

Andaram pelo Campus com uma responsabilidade maior, até porque caberá a eles uma atuação forte e decisiva no futuro.

Ao final das atividades, fizeram uma caminhada pela trilha grande (não é a que vai para a Pedra da Gávea!), observando as peculiaridades dessa área, que não é freqüentada regularmente, por isso mantendo características bem mais próximas da natureza virgem.

Já no salão, fizeram registros sobre esse dia importante: no papel e em suas consciências.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 03, 2006

Colégio Rio de Janeiro

Sábado do Meio Ambiente - 1a à 4a série

Todo dia é dia do Meio Ambiente.

Sim, pois não devemos deixar de lembrar um só dia do ano da importância que ele tem para nós.

E meio ambiente acaba sendo a "mistura" da natureza pura com as intervenções que o homem faz para as suas necessidades, sejam elas moradia, alimentação, locomoção entre outras.

Hoje em dia, com a organização das sociedades e suas necessidades e interesses, natureza é uma coisa que está longe de nós. E que estará cada vez mais se nada for feito antecipando os possíveis danos e estudando-se alternativas para nosso convívio com ela.

E, cada vez mais, momentos onde natureza, escola e família possam estar juntos são de grande importância para todos, em especial as crianças, que têm uma oportunidade de "voltar" a uma época mais sadia, de menor enclausuramento, mais próxima de suas origens e o caminho para o seu futuro.

Trocar um mp3 por uma minhoca, um computador mau usado por uma lente de aumento, um hamburger por pisar num cocô de galinha, um susto com um ladr.. por um com um lagarto, um passeio num shopping por um na floresta, uma vista de um painel publicitário pelo vôo de um tucano. A fumaça do escapamento dos carros pelo cheirinho da chuva na floresta... Acordar com um despertador pelo có-có-ri-có de um belo galo.

Até qualquer hora, gente! E voltem sempre!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 13, 2006

Colégio A. Liessin - Barra

Jardim I - Profas Cláudia, Andrea e Laise

Retornando mais uma vez ao Campus, dessa vez a turminha foi do Jardim I.

E, para receber esse pessoal muito interessado, ninguém melhor que Buck, nossa mais nova coelha (o nome seria mais apropriado para coelhos e foi dado a ela pois pensávamos que fosse um coelho...).

Muito mansinha, não se perturba muito com crianças, principalmente se houver por perto umas casquinhas de melão...

Depois dessa recepção, a apresentação do pessoal do Campus e as informações de segurança: não sair da trilha, não andar na frente da bióloga, não empurrar o amigo, não correr, não pegar nada no chão sem avisar primeiro etc.

A visita foi completa: visita aos jabutis, aos patos, aos cágados, às galinhas. Passeio pela horta com direito a tocar nas plantinhas, tentar identifcá-las, sentir suas texturas e cheiros, plantar suas sementes.

Como uma das atividades programadas era na composteira, as crianças trouxeram de casa restos de alimentos (cascas de frutas, de legumes, de verduras e de ovo) e prepararam uma das seções dela. Viram, também, uma outra seção já em maturação, com material trazido por alunos de outra escola em visita anterior.

Depois, foram ao minhocário para verem o que há de melhor para a adubação das plantas. E se divertiram tocando no húmus das minhocas e pegando algumas delas nas mãos. Sem o menor problema. Depois, foi só lavar bem as mãos.

Terminada a visita, ainda sobrou um tempinho para alimentarem os patos e galinhas com algumas folhas retiradas da horta. Patos e galinhas adoram esta parte das visitas...

Até a próxima, gente!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 12, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje é dia de minhoca!

O contato das crianças com pequenos animais, insetos e outros bichos, visualmente falando ou até mesmo tocando-os, é uma experiência muito interessante e importante.

Galinha não tem dente, borboleta também não, minhoca é um "bicho" esquisito, é gelada, grudenta mas não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.

E, assim, as crianças passam a se relacionar com outros seres vivos, conhecendo suas características, os cuidados necessários, suas utilidades etc, perdendo o natural medo do desconhecido, aprendendo a conviver com eles, com naturalidade.

E reforçando, também, conceitos de saúde e higiene. Pois é isso aí: mãos à obra (ou na minhoca)!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 10, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

E o assunto ainda é o papel reciclado. Gostaram tanto da prática que ainda há muito o que aprender, se divertindo. Pois vamos lá, a imaginação é o limite. Será que vai dar para fazer uma exposição depois?

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Julho 07, 2006

Ciranda-Cirandinha

EI - Profa Renata

Nesta visita, preparamos para a turminha da Ciranda-Cirandinha uma atividade bem bacana, apesar de um pouco demorado o resultado: o plantio de sementes na sementeira.

Muito interessadas na atividade, as crianças primeiramente aprenderam como é o processo de germinação e seleção das melhores mudas para o plantio definitivo na horta. Em seguida, receberam sementes de hortaliças e, uma a uma, elas fizeram no substrato (terra adubada) um pequeno furinho e colocaram lá a semente, tampando-o. Depois, regaram a terra. Agora, é só aguardar a próxima visita para ver o que acontecerá....

Como os patos e galinhas estavam com fome quando as crianças subiram para as atividades, todas fizeram uma incursão na horta para pegar algumas verduras para alimentar os animais. As crianças gostam muito dessa atividade (e patos e galinhas também...)

Agora, no quioscão, as crianças montaram uma tartaruga e, com o auxílio do quadro de giz, relacionaram alguns animais a seus habitats.

Já perto do horário de retornar à escola, ainda deu para alimentarem o coelho. Até a próxima visita!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 26, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EM -1a série - Coord Cátia e Prof Júlio Cesar

Sempre existe grande dificuldade em conciliar os horários de professores de diversas disciplinas para a realização de um trabalho fora da escola envolvendo todos esses professores.

Mas, desta vez, isso foi possível e aqui estiveram alunos da 1a série do Ensino Médio do CRJ.

A atividade interdisciplinar, proposta como desafio pelo professor Júlio Cesar, tratou de uma comunidade agrícola e seus problemas advindos da necessidade de aumento da produção devido à demanda x área a desmatar para o plantio x fontes de energia e insumos x reflexos para a comunidade, e pode ser vista no link.

Após terminado o primeiro tempo, com debates acalorados bem dentro da proposta, para relaxar (?!?) uma boa caminhada até a base da pedra, com direito a umas aventuras. Sem mortos nem feridos, apenas cansados.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 26, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

E não é que eles gostaram!

Então, sem perder tempo, continuaram o que já haviam feito na aula passada e fizeram não só papel como pequenos objetos, agora adicionando cola.

Bem legal!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 19, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Quando se fala em Ecologia e Educação Ambiental, não se pode deixar de falar em Reciclagem.

Reciclagem de latinhas de alumínio, de metais e plásticos diversos, de vidro, de outros materiais que não ouvimos com tanta freqüência (borracha de pneus entre outros), de matéria orgânica e papel.

Esses últimos, em especial aqui no Campus, são os que ilustram mais claramente e fixam mais rapidamente a questão da Reciclagem para as crianças.

A reciclagem de matéria orgânica é feita na composteira e, complementarmente mas não necessariamente, no minhocário. Mas demora entre 60 e 90 dias para que o composto mature... As crianças gostam de um pouco mais de rapidez...

Já a reciclagem do papel é um processo rápido e contínuo e de resutados mais imediatos. E hoje, esse foi o assunto e a prática.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 08, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EM - 2a série - Profa Myrthes, Helena, Valdir

Bacana receber alunos do Ensino Médio.

A dificuldade de conciliar horários de professores de disciplinas diferentes para viabilizar uma atividade integrada como a de hoje reduz em muito as possibilidades de receber aqui alunos a partir da 5a série. Então, não vamos perder tempo e vamos a ela.

A integração dos jovens, devido a suas diferenças, e o natural despertar para o mundo e sua atuação nele encontram nas atividades "em campo" um ótimo cenário para trabalhos interdisciplinares.

Literatura e História (romantismo) foram a base dos trabalhos. Ao final, como "prêmio", uma caminhada até a base da Pedra da Gávea, com direito a sustos, escorregões e, também, brincadeiras. Uns adoraram, outros juraram não mais voltar para uma caminhada dessas. Será?

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 05, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Como o assunto é o Dia do Meio Ambiente, o pessoal do Integral fez atividades ligadas ao tema (como se as outras que fazem sempre não fossem... mas deixa prá lá!).

Conversaram a respeito dos danos que foram impostos à natureza e o que deveria mudar.

Andaram pelo Campus com uma responsabilidade maior, até porque caberá a eles uma atuação forte e decisiva no futuro.

Ao final das atividades, fizeram uma caminhada pela trilha grande (não é a que vai para a Pedra da Gávea!), observando as peculiaridades dessa área, que não é freqüentada regularmente, por isso mantendo características bem mais próximas da natureza virgem.

Já no salão, fizeram registros sobre esse dia importante: no papel e em suas consciências.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Junho 03, 2006

Colégio Rio de Janeiro

Sábado do Meio Ambiente - 1a à 4a série

Todo dia é dia do Meio Ambiente.

Sim, pois não devemos deixar de lembrar um só dia do ano da importância que ele tem para nós.

E meio ambiente acaba sendo a "mistura" da natureza pura com as intervenções que o homem faz para as suas necessidades, sejam elas moradia, alimentação, locomoção entre outras.

Hoje em dia, com a organização das sociedades e suas necessidades e interesses, natureza é uma coisa que está longe de nós. E que estará cada vez mais se nada for feito antecipando os possíveis danos e estudando-se alternativas para nosso convívio com ela.

E, cada vez mais, momentos onde natureza, escola e família possam estar juntos são de grande importância para todos, em especial as crianças, que têm uma oportunidade de "voltar" a uma época mais sadia, de menor enclausuramento, mais próxima de suas origens e o caminho para o seu futuro.

Trocar um mp3 por uma minhoca, um computador mau usado por uma lente de aumento, um hamburger por pisar num cocô de galinha, um susto com um ladr.. por um com um lagarto, um passeio num shopping por um na floresta, uma vista de um painel publicitário pelo vôo de um tucano. A fumaça do escapamento dos carros pelo cheirinho da chuva na floresta... Acordar com um despertador pelo có-có-ri-có de um belo galo.

Até qualquer hora, gente! E voltem sempre!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 31, 2006

Colégio Rio de Janeiro

EI e CA - Profas Ana Cristina e Valéria

Hoje foi um dia muito legal e especial!
O Canal Futura, interessado em fazer uma matéria sobre o ensino de Educação Ambiental nas escolas, tanto públicas quanto privadas, escolheu o Campus para cenário.

E, como havia uma visitação para essa turminha da Educação Infantil e do CA, eles foram convidados a participar, mostrando o que aprenderam na escola e aqui.
Falaram dos animais, dos insetos, das plantas, de reciclagem, do minhocário, da horta, do plantio das sementes, da composteira, da importância de todos os seres vivos para a natureza e a importância da sua preservação.

Os biólogos foram entrevistados, assim como as professoras, atendendo o objetivo da matéria. Muito legal!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 26, 2006

Ciranda-Cirandinha

EI - Profa Renata

Retornando ao Campus e, agora para um trabalho continuado, o pessoal da Educação Infantil veio com os olhinhos brilhando.
Nessa primeira visita, mais para um reconhecimento e
ambientação, o pessoal viu os jabutis, os patos (e filhotinhos), galinhas, coelhos, cágados, muitos insetos, a horta e o pomar, a composteira, os micos, que vieram recebê-los, e, de quebra, deram uma caminhada na trilha do bosque.
Caramba! Muito legal.
De agora em diante, em toda última sexta-feira do mês, essa turminha estará de volta, cheia de disposição para aprender e trabalhar assuntos bem variados, todos ligados aos temas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Reciclagem, Plantio e Colheita, Vida Animal etc etc etc...
Sejam bem-vindos!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 22, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Cheios de disposição e interesse, hoje foi um dia um pouco diferente. O grupo que ficou nas atividades de campo dirigiu-se ao quioscão e lá conversaram um pouco a respeito dos animais de estimação.
A partir disso, e utilizando os conhecimentos do grupo, foram colocadas três imagens de habitats, nos quais as crianças deveriam colocar os animais que lá habitam.
Foi muito legal, pois nem todos conheciam a relação entre alguns animais e seus habitats.
Aproveitando a deixa, para outros encontros estaremos preparando outras situações assemelhadas para trabalhar com a garotada, até porque "ovo e verduras não vêm da geladeira".
E uma coisa muito legal: já descendo para se prepararem para o retorno ao colégio, uma pata (mãe adotiva) e seus 5 patinhos (adotados) estavam se esquentando ao Sol. Não deu para não fazer um carinho.
Até semana que vem, pessoal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 19, 2006

Curiosa Idade Ed Infantil

EI - Profas Fátima, Solange e equipe


Legal, mais uma escola nova a nos visitar!
Dessa vez foi a Curiosa Idade, com sua turminha muito bacana.
A primeira visita é sempre muito interessante, pois apresenta um número enorme de novidades e as crianças ficam verdadeiramente ´enlouquecidas´, algumas ficando até confusas com tanta coisa diferente.
Começamos a visita com uma recepção bastante condizente com o grupo: no salão, foram recebidas pelas biólogas do Campus e
por um lindo coelhinho, mansinho, que cumprimentou a todos dando umas voltas dentro da rodinha feita pelas crianças. É interessante vermos como coisas simples como essas são importantíssimas: a maioria das crianças quiz fazer (e fez) carinho no coelhinho, mas outras poucas aparentaram um certo receio. Nossas crianças precisam ter mais contato com a natureza como um todo, aprendendo a conviver com o que ela nos oferece.
Após essa recepção, foram formados 2 grupos e começaram as
atividades.
Em primeiro lugar, no caminho para a horta, as ´plantinhas nas pedras e troncos de árvores´ (líquens e musgos, indicadores de ar puro), as ´tartarugas´ (jabutis, na verdade), onde viram num macho e numa fêmea suas diferenças básicas, do que se alimentam etc. Mais acima, já no lago, viram os patos e as galinhas, os coelhos e o mar (eles ouviam o barulho de água batendo no silêncio do caminho, descbriram que eram ondas mas não tinham visto o mar).
Chegando na horta, os 2 grupos transformaram-se em 3 e cada um
foi para uma atividade: um grupo na horta, outro no pomar e outro no estúdio.
O pessoal da horta fez uma semeadura na sementeira, passeou pela horta reconhecendo algumas verduras e legumes, viu também
as plantas medicinais e aromáticas e a rega automática. Outro grupo, que estava no pomar, viu alguns exemplares de frutíferas, como a bananeira, com seu cacho enorme, o mamoeiro, a canela, a acerola, a mangueira, o abacateiro (esses dois ainda jovens), foram ao minhocário, onde (alguns) pegaram minhocas, viram o coqueiro e, de quebra, viram a citronela e o repelente produzido aqui no Campus. Passaram nas mãos para se protegerem dos mosquitos e foram fazer o passeio ´na floresta´. O terceiro grupo, que estava no Studio Cerâmico, visitou as instalações, o forno, o torno, onde viram uma peça sendo feita e, agora motivados a ´sujar as mãos´, foram fazer uma peça na bancada. Ficaram muito bonitas, por sinal.
Após essas atividades, todos se juntaram para o lanche, no quioscão. Comeram à vontade e separaram as cascas de tangerina
para uma atividade na composteira.
Terminado o lanche, voltaram a se dividir em 3 grupos e fizeram um
rodízio nas outras duas atividades que ainda não tinham visto.
Devido ao avançado da hora, alimentaram os patos e galinhas na descida para o salão, mas não puderam ver a estufa, dessa vez. Mas mesmo assim ganharam umas mudinhas para levar para a
escola e para cuidarem delas.
Essa turminha já deixa saudades. Foi muito bacana recebê-los. Voltem sempre que desejarem!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 18, 2006

Colégio da Providência

1as séries - EF I - Coord Helena, profas Luciana e Rosimarie


Nesta visita, agora das 1as séries, um grupo também muito animado e comportado foi recebido no salão pelo... coelhinho, pois o pessoal do Campus estava atrás de girinos para ilustrar parte da visita.
Após as apresentações e recomendações de costume, os alunos foram divididos em três grupos, um com cada biólogo.
O início da visitação começou com a observação, logo no início do caminho para a horta, com os líquens, as bromélias e as briófitas, que são os musgos, que vivem nas pedras e troncos de árvores. As crianças aprenderam que esses líquens são bioindicadores da poluição ambiental, ou seja, quanto mais e maiores existirem, mais limpo é o ar.
E a curiosidade não parou por aí: no espaço reservado para os jabutis aprenderam a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis, a diferença entre os machos e as fêmeas, do que se alimentam etc.
As aranhas e suas teias, uma delas com uma libélula recém capturada, chamaram a atenção das crianças.
Chegando ao lago, puderam ver os patos e os cágados. Lá também viram, no galinheiro, os galos e galinhas. Aprenderam algumas diferenças entre essas aves, seus hábitos alimentares e partes de seus corpos (pés, bicos, plumagem). Os coelhos, dessa vez, apareceram para a alegria geral das crianças: vieram comer um pouco de ração. Mas sempre, ao final do dia, eles retornam à procura de abrigo contra os predadores.
Uma vez na área da horta, cada grupo foi para uma atividade diferente, visitando a horta, a sementeira (onde plantaram algumas sementes e ouviram a explicação do porquê dela), o pomar, o minhocário (algumas crianças pegaram as minhocas sem o menor problema - viva as crianças!), a colméia, as plantas medicinais (usaram o repelente de mosquito que aqui produzimos com a citronela) e aromáticas. A diferença entre verduras e legumes foi assunto na horta. Infelizmente, no pomar apenas uma acerola foi encontrada no pé, pois alguns pássaros as adoram e, ´como não sabiam da visita das crianças´, comeram as que encontraram.
Pés de mamão, canela (aquela da banana frita), banana,
tangerina, abacate, manga, esses dois últimos ainda jovens,
foram mostrados às crianças.
Na hora da colméia, algumas crianças ficaram preocupadas, mas a nossa é de abelhas-cachorro, sem ferrão e mansas. Mas mesmo assim, para não agitá-las, em duplas chegaram bem pertinho delas.
Após a visita na horta, as crianças já estavam
pensando no lanche; mas antes foram alimentar os patos, no lago.
Agora sim, pausa para o lanche!
Em seguida, hora da caminhada na trilha!
Organizados em 3 grupos, seguiram mata adentro. Viram cogumelos decompondo velhos troncos caídos, jaqueiras enormes com seus frutos também enormes, suas sementes, sentiram o ar da
floresta, viram as folhas caídas em diversos estágios de decomposição, mais líquens e musgos, ouviram o canto de vários pássaros, alguns muito diferentes.
No final da trilha, receberam a visita de um..... urubu, bem
bonito, por sinal.
A ponte pensil do circuito da tirolesa também foi visitada pelas
crianças, com todo o cuidado.
Já de volta ao salão, fizeram uma técnica de desenho com uma folha de árvore que recolheram na trilha e outra de papel, produzindo desenhos muito bonitos, que foram levados para a escola.
Levaram, também, alguns exemplares de minhocas para um trabalho e 4 mudinhas de plantas, para plantar e cuidar.
Valeu, turma, vamos sentir saudades!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 11, 2006

Colégio da Providência

2as séries - EF I - Profas Maria do Carmo,
Mariza e Tatiane


Uma das primeiras escolas a nos visitar desde o início das atividades do Campus Ecológico do Joá, agora o Colégio da Providência retoma suas visitações com as 2as séries.
Um grupo bem animado e comportado foi recebido pelo pessoal do Campus e também por um coelhinho muito simpático, que atrasou um pouco as apresentações e recomendações de costume.
Divididos em dois grupos, um com cada biólogo, vieram fazer uma visita geral, vendo os animais, as plantas e o espaço onde nos situamos.
Começaram a visita observando as briófitas (musgos), as bromélias e os líquens nas pedras e troncos de árvores, sinais característicos de uma atmosfera não poluída (bioindicadores de poluição).
Mais diante, já na área dos jabutis, puderam ver um casal deles se alimentando e que serviu para mostar a todos a diferença básica entre o macho e a fêmea.
As aranhas na pedra também foram alvo de sua curiosidade, com teias magníficas, algumas com alimento guardado.
Já no lago e galinheiro, puderam ver os patos, os cágados, os galos e as galinhas e conheceram algumas particularidades desses animais, como habitat, reprodução e alimentação. No momento da visita, os três coelhos não apareceram, frustrando as crianças. Mas eles são assim mesmo: apesar de existir uma área exclusiva para eles, sempre dão uma fugidinha para se alimentar no bosque, retornando mais à tarde, para comer a ração e se protegerem dos predadores.
Chegando na horta, puderam ver a maravilhosa vista da imponente Pedra da Gávea, nossa fronteira nos fundos do terreno.
Na sementeira, equivalente à maternidade dos seres humanos,
observaram como é feito o plantio e a proteção das sementes para uma melhor germinação e posterior escolha dos melhores exemplares para, em seguida, o plantio definitivo nos canteiros.
Na horta puderam ver diversas verduras e legumes, confirmando o que aprenderam em sala de aulas: o que é legume e o que é verdura, por exemplo.
No pomar viram alguns exemplares de pés de mamão, tangerina, acerola, canela, viram também pés de citronela, com o que fazemos aqui um repelente natural de mosquitos.
Ainda no pomar, onde mantemos uma colméia de abelhas-cachorro, as crianças viram a organização da colmeia e o entra e sai de operárias no árduo trabalho de ir e vir com carregamentos da matéria prima para a produção do mel: o néctar das flores. Essas abelhas não têm ferrão e se prestam muito bem a uma observação por crianças.
As minhocas também foram alvo da curiosidade de todos, mas sem aquela distância tão comum nos adultos (arghhh...). Após essa movimentação toda, um bom lanche deu mais energia para continuarem a visita.
Agora, retornando ao lago, levaram folhas diversas para alimentar os patos e galinhas, que adoram folhas da horta.
Já de volta ao Salão, registraram em papel suas experiências nessa visita e, para se lembrarem de nós, levaram, cada turma, duas mudinhas de plantas cultivadas na estufa para plantar na escola.
Muito legal e proveitosa essa visita.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 08, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Hoje, o pessoal do Integral veio disposto a debater um assunto muito importante, ainda mais para eles: a importância do meio ambiente para o futuro do planeta.
Durante o dabate, chegaram à conclusão de que eles também têm
parte nesse futuro e o que caberia a eles fazer para melhorar e preservar a natureza.
Para deixar isso registrado, fizeram uma redação sobre o assunto, fizeram desenhos sobre o que mais gostavam e o que aprenderam em atividades anteriores.
Mas como até os pensadores precisam arejar a mente, por último andaram na ponte pensil do circuito da tirolesa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maio 06, 2006

Mini Batutinhas

Ed Infantil - Profs Carmen, Bruna e Adhemar

Um evento no Campus Ecológico do Joá foi o cenário para a comemoração do Dia das Mães pelos alunos do Mini Batutinhas.
Mas o dia anterior foi de chuva, deixando todos preocupados, pois as atividades programadas seriam ao ar livre, junto da natureza.
Na manhã de sábado choveu forte no Leblon, Ipanema e arredores e, apesar de em
São Conrado não ter chovido nada, as atividades com o primeiro grupo de alunos não ocorreram. Realmente uma pena.
Mas o segundo e o terceiro grupos puderam curtir uma manhã
maravilhosa.
Orientados pelo prof Adhemar e sua equipe, mães e filhos realizaram diversas atividades juntos, seja ouvindo explicações sobre as diversas coisas encontradas no Campus, seja desenhando ou, ainda, ouvindo e cantando músicas.
Ao final da visitação de cada grupo, uma mesa com sucos e sanduíches os aguardava no Salão.
Isso sem falar no parquinho, alegria de toda a garotada.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 24, 2006

Escola Sá Pereira

Ed Infantil - Profa Jade

Logo em sua primeira visita ao Campus Ecológico, essa turminha mostrou que estava realmente disposta a estudar.
Parte do projeto desenvolvido na escola, vieram ver na natureza como são as casas das abelhas e borboletas.
Mas isso, só mesmo após um passeio inicial pelo Campus para conhecer o espaço.
No caminho para a horta puderam ver lagartas se alimentando de
uma folha, as minhocas no minhocário, as tartarugas (jabutis e cágados, na verdade), patos e galinhas, coelhos, o cipó etc.
Mas, como havia uma tarefa por fazer... foram todos para o quiosque onde viram, nas caixas entomológicas, alguns exemplares de insetos encontrados no Campus.
Ouviram sobre as borboletas e abelhas e, como nesse dia estavam visitando o Campus dois biólogos amigos, estes se puseram a trabalhar, também, orientando as crianças.
Após isso tudo, um lanche caprichado para repor as energias e... mais atividade.
Desta vez com girinos, que sempre encantam as crianças. Alguns exemplares foram separados e encaminhados para a escola para as crianças acompanharem seu desenvolvimento.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 24, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Em mais essa atividade da turma do Integral, a turma, como sempre, foi dividida em dois grupos.
Um deles foi para a cozinha praticar o Inglês, preparando os quitutes incríveis com a ajuda da profa Ana Margarida. Maravilha...
O outro grupo foi para o Salão observar as caixas entomológicas, na verdade nosso ´museu´, diferenciando os diversos tipos de insetos lá fixados.
E, nessa linha de trabalho, tiveram uma introdução sobre a vida das abelhas e borboletas, insetos comuns aqui no Campus (apenas para tranqüilizar a todos, as abelhas de que falamos são as conhecidas como abelhas-cachorro, sem ferrão). Muito legal.
Ao final dessas atividades, pintaram desenhos sobre o tema e, como ninguém é de ferro, puderam andar um pouquinho na ponte pensil do circuito da tirolesa, ainda não inaugurado. Mas já deu para ter uma idéia do que vai ser. Uauu...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 20, 2006

Jardim Botânico Ed Infantil

JI - Profa Andreia

Na primeira visita deste ano, a turminha chegou bem animada.
Após as apresentações e recomendações de costume, uma surpresa agradável: um coelhinho veio visitar as crianças e, muito mansinho, deixou-se acariciar por todas.
Sucesso total.
No caminho para a horta, as tartarugas (jabutis, na verdade)
foram a primeira parada: a diferença do macho e da fêmea, qual a diferença do jabuti, cágado e tartaruga, estas foram as perguntas do pessoal.
Mais adiante, no lago, foram recebidos pelos patos e mais
tartartugas (cágados). Aproveitaram a oportunidade e alimentaram os animais com folhas trazidas da horta pelo pessoal do Campus.
No quioscão, começaram a atividade que os trouxe, de fato, ao Campus: trabalhar o Ciclo da Água.
Primeiramente, houve uma explicação no tradicional quadro de giz, com direito a desenhos das crianças e tudo mais.
Em seguida, foi a vez do experimento prático: divididos em grupos, recolheram terra, pedrinhas, plantinhas, insetos e água e
construiram um terrário, lacrando-o em seguida, para que a evaporação da água formasse, no topo do terrário, pequenas gotas d´água, representando as nuvens e a chuva, formando-se, assim, o Ciclo da Água. Para ajudar a fixar os assuntos tratados, todos se puseram a desenhar o que mais gostaram de ver nessa visita.
Como estava um dia bonito, os tucanos e micos apareceram para alegrar ainda mais a criançada.
Ainda na horta, visitaram os canteiros e a sementeira, identificando alguns tipos de verduras e legumes cultivados nela.
Por último, já no final da visita, fizeram um pequeno passeio (acompanhados da professora, é claro) na ponte pensil, parte do circuito da tirolesa.
Valeu, criançada, voltem sempre que quiserem!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 10, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Após a chegada movimentada, típica de gente com saúde e disposição, os grupos foram logo se dividindo: o pessoal da atividade na cozinha, desta vez acompanhados também pela Marlene, auxiliar da Ed Infantil, foi direto tratar de suas ´obras de arte gastronômicas´. Pela quantidade de mantimentos que trouxeram, lá se vai por água abaixo o regime de todos...
O outro gruo foi direto preparar um experimento bem bacana: simular a penetração da água no solo, como ocorre na crosta terrestre.
Após uma pequena introdução sobre o assunto, o pessoal preparou o experimento, com amostras de solo daqui do Campus.
Assim, puderam ver como se comporta a água de acordo com a permeabilidade de cada tipo de solo e seus efeitos.
Em especial, uma coisa bem bacana: o trabalho em equipe.
Qual será a próxima atividade? Aguardem...

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Abril 03, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Nessa visita a atividade envolveu folhas, seus diferentes tipos.
Para isso, os alunos coletaram vários tipos de folhas: grandes, pequenas, lisas, ´peludas´, redondas, ponteagudas, grossas, finas, retas, dentadas etc.
Com o conjunto diversificado de folhas, todos puderam observar as diferenças entre elas e perguntaram a valer sobre essas diferenças.
Taí uma aula bem interessante.
Enquanto isso, o pessoal que estava com a profa Ana Margarida trabalhava para valer em suas criações culinárias, para nosso desespero (são muito convidativos os quitutes...).
Até a próxima, gente!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Março 20, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Num lindo dia de Sol, mais atividades para essa turminha muito legal!
O grupo dos menores, inicialmente com a Profa Ana Margarida, foi ´perturbar o juízo de todos´ com aqueles quitutes ma-ra-vi-lho-sos na cozinha, ou melhor, kitchen.
Os maiores acompanharam a Elaine nas incursões na horta, desta vez com o objetivo de entenderem e comprovarem, na prática, o Ciclo da Água.
Para isso, coletaram pedras, minhocas e terra adubada, criando um terrário, representando uma pequena parcela do ambiente do Joá.
O terrário, herméticamente fechado, favorece a verificação da condensação do vapor d´água presente na atmosfera, a partir da evapoação natural ou forçada da água existente no solo (no caso do terrário), e sua precipitação de volta ao solo, fechando-se assim o Ciclo da Água.
Muito legal e concreta esta atividade. Valeu, Elaine!

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Março 13, 2006

Colégio Rio de Janeiro

PI - Profa Ana Margarida

Após um longo período de férias, o pessoal do Integral retornou bem animado ao Campus.
E, para começar, todos contaram as novidades e acontecimentos das férias.
Então, partiram para as atividades. Como de costume, um grupo ficou com a Profa Ana Margarida nas atividades da Imersão em Inglês, preparando delícias na cozinha, em Inglês, é claro!
O outro grupo, acompanhado pela Elaine, subiu em direção à horta.
Como havia alunos novos na escola que nunca tinham visitado o Campus, foi feita uma apresentação do esaço para eles, que ficaram muito impressionados.
Na horta identificaram, colheram e deram como alimento aos patos e galinhas algumas verduras lá existentes.
Houve surpresa, também, com o crescimento e as modificações em alguns animais de um ano para o outro.
Valeu! Bom retorno para todos e até semana que vem.
.